Home > Blog

Páscoa 2024: harmonize vinho com chocolate

27 de março de 2024

Qual é a primeira coisa que você pensa quando ouve as palavras chocolate e vinho? Eles se conectam, certo? Sem dúvida, faz muito sentido essa combinação, ainda mais na Páscoa. O vinho e o chocolate são para muitas pessoas dois produtos essenciais. Porém, quando se trata de combiná-los para potencializar as qualidades de ambos, surgem algumas dúvidas sobre as variedades mais apropriadas.

O feriado de Páscoa oferece a oportunidade das famílias cristãs se reunirem para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo e comerem mais chocolate do que o habitual. O consumo de ovos de chocolate é uma tradição em vários países do mundo. O fato de o ovo estar associado à fertilidade e de a Páscoa coincidir com a primavera no hemisfério norte, a estação fértil por excelência, fez com que se estabelece o ovo como símbolo da Páscoa. 

Logo os confeiteiros da época começaram a prepará-los com diversos ingredientes. Primeiro foi o açúcar e depois o chocolate. Embora a maioria dos vinhos combine com cacau, seja doce ou amargo, alguns não. Porém, com os vinhos tintos é mais fácil conseguir boas harmonias. Apesar daqueles que concentram muitos taninos desagradarem algumas pessoas.

No entanto, há quem ouse combinar chocolates com alto teor de cacau com vinhos tintos ricos em taninos como cabernet sauvignon ou malbec, mas essa combinação não agrada a todos. 

Vinho e chocolate na Páscoa

Em geral, é preferível lembrar que o vinho que acompanha uma sobremesa a base de chocolate deve ser sempre mais doce que o próprio alimento, para difundir sua secura ao invés de realçá-la. 

Também é fundamental destacar que o chocolate não deve ser harmonizado com vinhos muito velhos ou complexos, mas sim com vinhos de certo teor alcoólico. A harmonização com vinhos doces é fantástica com sobremesas moderadamente doces, enquanto para sobremesas mais doces um licor ou até mesmo um bom café pode funcionar melhor. 

Se as sobremesas não incluírem nenhum elemento ácido (fruta, por exemplo) que complemente o chocolate, o vinho ideal pode ser pinot noir ou rosé. Com espumantes, fica mais difícil combinar bem um chocolate, pois o cacau reforça excessivamente a acidez dessa classe de vinhos. 

Veja também: Vinícola Caetano Vicentino é destaque na Serra Gaúcha

Qual é a explicação para a harmonização entre vinho e chocolate?

Devido à sua natureza e origem, o vinho e o chocolate têm aromas florais e frutais em sua essência. E ainda, em suas composições, são carregados de antioxidantes, como os famosos flavonóides que possuem, inclusive, propriedades cardioprotetoras.

Mas, somado a essa “combinação natural” que eles conseguem entre si, se você souber escolher bem, a combinação que eles farão no seu paladar será melhor ainda, pois lhe causará uma sensação sensorial inigualável. Portanto, não faz mal harmonizar vinhos e chocolate. 

Os elementos devem se complementar

O que se busca principalmente em uma harmonização é verificar se os elementos se complementam. Por exemplo, se você é um amante do chocolate ao leite, os vinhos monovarietais, jovens e frutados combinam perfeitamente com ele.

Variedades tradicionalmente elegantes, como Cabernet Sauvignon ou Syrah, ou multivarietais elaboradas com precisão, são ideais para degustar com chocolates de alto percentual de cacau. Você pode experimentar cada um separadamente, ou primeiro tomar um gole do vinho e depois deixar um pedaço do chocolate meio amargo escolhido escorrer pela boca, aos poucos, invadindo todo o paladar.     

O truque para os chocolates brancos

Os fãs de chocolate branco, o mais doce de todos os tipos de chocolate e rico em manteiga de cacau, também podem combinar com um bom vinho. A dica é beber espumantes brancos ou elaborados com a variedade Chardonnay. 

A frescura e doçura dos vinhos brancos realçam no paladar os ingredientes do chocolate branco.  É essencial combinar intensidades semelhantes, pois um chocolate branco precisará de um vinho muito mais delicado do que um chocolate amargo intenso com teor de cacau superior a 70%.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Veja também: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade