Home > Blog

Como harmonizar vinho e chocolate

19 de setembro de 2024

Então, você ama vinho e chocolate, certo? Mas o que acontece quando você os combina? Saiba que vinhos leves são os melhores amigos do chocolate. Tanto o vinho quanto o chocolate podem ter sabores intensos. 

Vinho e chocolate têm muitas coisas em comum. Ambos têm propriedades antioxidantes, em pequenas quantidades melhoram o nosso humor e quando são de boa qualidade constituem uma verdadeira iguaria. As combinações com chocolate, se feitas corretamente, ajudam a realçar tanto o sabor do vinho quanto o do cacau.

Existem muitos tipos de chocolate, mais ou menos intensos. Além disso, em muitos casos, descobrimos que contêm sal ou nozes. Ter em conta a percentagem de cacau e os ingredientes utilizados é fundamental para conseguir uma harmonização perfeita.

Quando você junta um chocolate escuro e agridoce com um vinho tinto poderoso e rico em taninos, os dois podem incomodar o paladar. Para encontrar o equilíbrio certo, é melhor escolher vinhos um pouco mais suculentos do que o chocolate com o qual você o está combinando.

Encontre o ponto ideal

Embora possa parecer contra-intuitivo, um vinho que é “mais doce” do que o próprio chocolate funciona muito bem. E quando dizemos “doce”, não estamos nos referindo apenas aos vinhos de sobremesa. No mundo do vinho, o termo “doce” às ​​vezes é usado para denotar sabores maduros e frutados em um vinho. Essas características proporcionam um bom equilíbrio aos sabores amargos do cacau.

Combine intensidades semelhantes

Na dúvida, combine chocolates e vinhos que tenham estilo e peso semelhantes. Chocolates com sabor menos intenso combinam bem com vinhos mais leves, enquanto chocolates com sabores mais intensos podem resistir a vinhos mais encorpados.

Sabor do branco ao escuro

Assim como em qualquer outra degustação, é melhor começar com chocolates e vinhos leves, aumentando a intensidade à medida que avança. Comece com chocolates brancos e vinhos leves e deixe os chocolates escuros e vinhos mais ricos para o final.

Considere outros ingredientes

Se o chocolate contiver outros ingredientes, como nozes, frutas ou caramelo, pense em como esses sabores vão combinar com o vinho. Por exemplo, um chocolate com frutas secas pode combinar bem com um vinho frutado com tons de frutas vermelhas.

Combinações mais comuns

Precisa de alguma inspiração? Aqui estão algumas combinações de vinho e chocolate que você pode experimentar!

1 – Chocolate branco

O chocolate branco, que é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite, tem um sabor doce e amanteigado com notas de mel e creme. Vinhos brancos e rosés doces ajudam a limpar o paladar dos ricos sabores desse chocolate, assim como espumantes.

2 – Chocolate ao leite

Chocolate ao leite é geralmente mais doce e cremoso com sabores de açúcar mascavo, baunilha e creme. Então requer um vinho de corpo leve a médio. O vinho Chardonnay é uma ótima opção, pois traz notas suaves e ácidas. Também combinam perfeitamente com vinhos tintos leves como Merlot ou Pinot Noir e vinhos brancos doces como Riesling ou Sauvignon Blanc. Se você procura um bom contraste, não deve perder o frescor borbulhante do Champagne.

3 – Chocolate escuro

Chocolates amargos a meio-doces que são 50 a 100% cacau têm sabores intensos e amargos e tons terrosos a frutados. Combine a intensidade sem adicionar mais secura combinando esses chocolates com vinhos encorpados, mas frutados.

No casodo chocolate com avelã, os sabores de nozes e avelãs são complementados com um vinho tinto aromático e levemente doce.

4 – Chocolate amargo

O chocolate amargo tem entre 50% e 80% de cacau. Quanto maior a percentagem, mais intenso é o seu sabor e melhor combina com um vinho mais encorpado. As melhores harmonizações para chocolates amargos com 50% de cacau são Pinot Noir, Riesling e Champagne. Os chocolates com 60% de cacau podem ser acompanhados de Merlot.  Para os mais escuros com 70% ou 80% de cacau podemos harmonizar com um Cabernet Sauvignon ou Malbec.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade