Então, você ama vinho e chocolate, certo? Mas o que acontece quando você os combina? Saiba que vinhos leves são os melhores amigos do chocolate. Tanto o vinho quanto o chocolate podem ter sabores intensos.
Vinho e chocolate têm muitas coisas em comum. Ambos têm propriedades antioxidantes, em pequenas quantidades melhoram o nosso humor e quando são de boa qualidade constituem uma verdadeira iguaria. As combinações com chocolate, se feitas corretamente, ajudam a realçar tanto o sabor do vinho quanto o do cacau.
Existem muitos tipos de chocolate, mais ou menos intensos. Além disso, em muitos casos, descobrimos que contêm sal ou nozes. Ter em conta a percentagem de cacau e os ingredientes utilizados é fundamental para conseguir uma harmonização perfeita.
Quando você junta um chocolate escuro e agridoce com um vinho tinto poderoso e rico em taninos, os dois podem incomodar o paladar. Para encontrar o equilíbrio certo, é melhor escolher vinhos um pouco mais suculentos do que o chocolate com o qual você o está combinando.
Embora possa parecer contra-intuitivo, um vinho que é “mais doce” do que o próprio chocolate funciona muito bem. E quando dizemos “doce”, não estamos nos referindo apenas aos vinhos de sobremesa. No mundo do vinho, o termo “doce” às vezes é usado para denotar sabores maduros e frutados em um vinho. Essas características proporcionam um bom equilíbrio aos sabores amargos do cacau.
Na dúvida, combine chocolates e vinhos que tenham estilo e peso semelhantes. Chocolates com sabor menos intenso combinam bem com vinhos mais leves, enquanto chocolates com sabores mais intensos podem resistir a vinhos mais encorpados.
Assim como em qualquer outra degustação, é melhor começar com chocolates e vinhos leves, aumentando a intensidade à medida que avança. Comece com chocolates brancos e vinhos leves e deixe os chocolates escuros e vinhos mais ricos para o final.
Se o chocolate contiver outros ingredientes, como nozes, frutas ou caramelo, pense em como esses sabores vão combinar com o vinho. Por exemplo, um chocolate com frutas secas pode combinar bem com um vinho frutado com tons de frutas vermelhas.
Precisa de alguma inspiração? Aqui estão algumas combinações de vinho e chocolate que você pode experimentar!
1 – Chocolate branco
O chocolate branco, que é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite, tem um sabor doce e amanteigado com notas de mel e creme. Vinhos brancos e rosés doces ajudam a limpar o paladar dos ricos sabores desse chocolate, assim como espumantes.
2 – Chocolate ao leite
Chocolate ao leite é geralmente mais doce e cremoso com sabores de açúcar mascavo, baunilha e creme. Então requer um vinho de corpo leve a médio. O vinho Chardonnay é uma ótima opção, pois traz notas suaves e ácidas. Também combinam perfeitamente com vinhos tintos leves como Merlot ou Pinot Noir e vinhos brancos doces como Riesling ou Sauvignon Blanc. Se você procura um bom contraste, não deve perder o frescor borbulhante do Champagne.
3 – Chocolate escuro
Chocolates amargos a meio-doces que são 50 a 100% cacau têm sabores intensos e amargos e tons terrosos a frutados. Combine a intensidade sem adicionar mais secura combinando esses chocolates com vinhos encorpados, mas frutados.
No casodo chocolate com avelã, os sabores de nozes e avelãs são complementados com um vinho tinto aromático e levemente doce.
4 – Chocolate amargo
O chocolate amargo tem entre 50% e 80% de cacau. Quanto maior a percentagem, mais intenso é o seu sabor e melhor combina com um vinho mais encorpado. As melhores harmonizações para chocolates amargos com 50% de cacau são Pinot Noir, Riesling e Champagne. Os chocolates com 60% de cacau podem ser acompanhados de Merlot. Para os mais escuros com 70% ou 80% de cacau podemos harmonizar com um Cabernet Sauvignon ou Malbec.
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino