Home > Blog

Caetano Vicentino passa a integrar a Apromontes

23 de março de 2023

Recentemente, a Vinícola Caetano Vicentino passou a integrar a Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), que desde 2002 tem fortalecido a rede de vitivinicultura e o enoturismo local.

O reconhecimento dos vinhos finos de qualidade produzidos na vinícola possibilitou essa parceria que oferece a certificação de procedência dos vinhos da Caetano Vicentino, a divulgação de sua área de vinhedos e o estímulo ao turismo na região.

Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. Atualmente a associação é formada por 16 vinícolas.

A Apromontes recebeu a enóloga e filha do dono da Caetano Vicentino, Graziela Boscato, em uma cerimônia de boas-vindas. Seu pai Valmor Boscato, depois de 45 anos trabalhando na vitivinicultura, resolveu mudar sua história e abrir a vinícola.

Vinhos finos da Serra Gaúcha

A produção de vinhos finos no Brasil concentra-se principalmente na Serra Gaúcha, uma região que reúne um grande contingente de descendentes de italianos e alemães, que introduziram a viticultura no país há vários séculos.

O Vale dos Vinhedos e dos Altos Montes fizeram da viticultura o eixo de sua economia. Essa atividade movimenta anualmente bilhões de reais em 16 regiões brasileiras. Na Serra Gaúcha, localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, a vocação agroindustrial dos descendentes de italianos se aliou ao turismo para criar um circuito temático que atrai anualmente milhares de visitantes de outras partes do país e do exterior.

A imigração italiana no Brasil foi um dos maiores movimentos migratórios globais no final do século XIX. Seus reflexos territoriais e econômicos continuam sendo significativos, principalmente para o Estado do Rio Grande do Sul.

Produção de vinhos de alta qualidade

A família Boscato traz consigo uma história de muito trabalho e dedicação no cultivo da uva. Assim, Valmor Boscato e as filhas Graziela e Ana, produzem seus vinhos em seu próprio vinhedo.

A linha de vinhos da Vinícola Caetano Vicentino expressa o máximo potencial das terras da Serra Gaúcha, oferecendo vinhos de grande personalidade e tipicidade única, buscando oferecer o máximo de suas características. Com produção exclusiva, o principal propósito da vinícola é produzir vinhos diferenciados, elaborados no trato especial com o vinhedo, passando pela seleção das melhores uvas. A colheita é totalmente manual.

A Serra Gaúcha é responsável por 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. A maturação das uvas garante um excelente equilíbrio entre a acidez e a quantidade de açúcar necessária para a produção dos espumantes, o produto mais marcante da região.

Veja também: Principais sabores dos vinhos da Serra Gaúcha

Uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino

Para oferecer um produto de excelência, o cuidado começa com a matéria-prima: a uva! Por isso, a Vinícola Caetano Vicentino cultiva excelentes uvas, essenciais para o resultado final de seus produtos. Respeitando as características da região do Vale do Rio das Antas, a família Boscato trabalha com uvas selecionadas.

Com invernos rigorosos e prolongados, verões amenos e úmidos, Nova Pádua garante solo fértil e altitude adequada para o cultivo de uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de vinhos finos.

Os vinhos da Vinícola Caetano Vicentino têm características varietais marcantes, buscando o que de melhor se pode produzir em cada terroir, com vinhos brancos de expressiva leveza e surpreendente frescor. Rosés de qualidade inigualável e tintos expressivos e de personalidade marcante.

As uvas produzidas pela família Boscato são as seguintes: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Alicante Bouschet, Syrah, Tannat, Malbec e Touriga Nacional.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

O cuidado no processo de produção do vinho começa no vinhedo e vai até o engarrafamento, garantindo a boa origem de cada garrafa que chega às taças dos apreciadores. Desde a fase do plantio, lida, colheita, seleção das uvas, fermentação, maturação em barricas de carvalho americanas e francesas e envelhecimento em garrafas, até as técnicas de produção são pensadas para que o vinho expresse o máximo do terroir local.

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade