Home > Blog

A taça ideal: dicas para degustar espumantes

01 de fevereiro de 2023

O tipo de taça que você escolher para beber um espumante faz toda a diferença no sabor da bebida. Para aproveitar ao máximo o seu espumante favorito, é preciso considerar alguns fatores que envolvem sua degustação. Neste artigo você vai conhecer algumas dicas de taças para você aproveitar todo o potencial dessa bebida e melhorar sua percepção dos aromas e sabores que ela oferece. 

A taça Pompadour

Reza a lenda que a primeira taça projetada exclusivamente para champanhe foi a Pompadour, feita de porcelana no final do século 18 sob encomenda de Maria Antonieta, esposa do rei Luís XVI, tomando como modelo o seu seio esquerdo. Mas a cultura popular rapidamente atribuiu o molde ao seio de Madame de Pompadour, a amante do rei, que deu à taça seu nome final.

A realidade, porém, é muito mais antiga e situa o seu nascimento em 1663 como encomenda do duque de Buckingham a um artesão veneziano. No entanto, a Tazza, como era originalmente chamada, não se tornou popular até o final do século XIX.

Seja como for, a Pompadour caracteriza-se por ser muito aberta, o que permite beber mais rapidamente, e ligeiramente fechada nas bordas, garantindo assim que o seu conteúdo permaneça no interior apesar dos movimentos da mão que a segura.

Sua elegância e capacidade de apresentar melhor o champanhe a tornaram a rainha das festas da década de 1930 até meados de 1970. No entanto, nos últimos anos ela foi lentamente substituída pela taça flauta, embora ainda seja muito popular entre os britânicos e russos.

A taça flauta

A taça flauta é considerada superior a Pompadour, cujo grande diâmetro permite o escape do gás e evita que os aromas se concentrem, sendo atualmente a taça mais utilizada para brindes em diferentes celebrações. O nome se deve ao seu formato, parecido com uma flauta. Com ela, os amantes de um bom espumante podem segurar a taça sem afetar a temperatura da bebida.

Sua forma longa e estreita também permite observar como as bolhas dançam até a superfície. A sua origem é romana, e apesar de ser uma das taças mais antigas que existem, atualmente está praticamente associada aos vinhos espumantes.

A taça de tulipa

Mas, nenhuma das duas acima é considerada a ideal para o champagne. De acordo com especialistas, a melhor taça para servi-lo é a Tulipa, uma forma melhorada da flauta, mas com curvas. Sua largura no centro e sua ligeira estreiteza na extremidade não são resultado de nenhum capricho artesanal.

Graças à sua forma é possível respeitar a temperatura, evitando que o dióxido de carbono escape, mas tem a curvatura necessária para que os aromas se concentrem, oferecendo uma experiência olfativa muito superior às anteriores.

A forma da taça de champanhe

As taças com abertura menor são menos expressivas do que as taças com formato maior. Portanto, se o seu espumante for de qualidade inferior, é preferível usar uma taça estilo flauta, que ajuda a esconder melhor seus defeitos e dá um sabor mais vivo. 

Mas, se o seu Champagne for de melhor qualidade e maior complexidade, uma taça mais larga permitirá perceber melhor os seus aromas e sabores, e as nuances que contêm.

O Material

A taça de espumante pode ser feita de cristal ou vidro padrão. A principal diferença entre os dois é o material e a espessura. O vidro padrão precisa ser mais espesso para maior durabilidade, enquanto o cristal pode ser mais fino. 

Em geral, quanto menos material interagir com o seu paladar, menos irá atrapalhar a sua percepção gustativa. De fato, as melhores taças para espumantes, e também as mais caras, são feitas de cristal.

Durabilidade e praticidade

Outro fator a ser levado em consideração é a praticidade e durabilidade da taça. Taças fabricadas com vidros mais delicados requer mais manutenção e cuidado. Por outro lado, se sua melhor opção são as taças de vidro standard porque são menos porosos e mais resistentes, vá em frente! O cristal é uma alternativa refinada que exige mais cuidado no manuseio para evitar que quebre.

Por fim, independente da taça, o importante é escolher um espumante de alta qualidade como os oferecidos na Vinícola Caetano Vicentino.




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade