Home > Blog

Nova Pádua divulga a programação da 15° Feprocol

03 de fevereiro de 2023

Falta menos de um mês para 15ª edição da Festa de Produtos Coloniais (Feprocol) de Nova Pádua, que será realizada na área central da cidade entre os dias 16 e 26 de fevereiro. Na programação, o destaque é para o show da famosa dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que ocorrerá às 22h, do dia 25. 

Nos dias da festa, a população local e os turistas terão a oportunidade de viajar no tempo e viver uma verdadeira festa colonial. A Feprocol acontece a cada quatro anos com o propósito de celebrar a cultura italiana. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer as tradições locais.

Com uma paisagem deslumbrante e a economia baseada na agricultura familiar, o município de Nova Pádua se destaca pelo cultivo da uva. Na região são produzidos mais de 5,5 milhões de litros de vinho por ano.

Vale destacar a Vinícola Caetano Vicentino, que possui um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de uma experiência exclusiva que inclui apreciar o sabor dos vinhos e uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

A história da Feprocol

No ano de 1983, a Feprocol foi criada, sendo hoje o maior evento de Nova Pádua. A Festa de Produtos Coloniais se consolidou pela iniciativa de valorizar e divulgar o trabalho de famílias descendentes de italianos. Os visitantes são atraídos pela oportunidade de vivenciar os costumes locais. A cidade é tranquila e a população hospitaleira, o que aproxima ainda mais os turistas.  

Destaques da programação da 15° Feprocol

Entre as atrações da vasta programação da Feprocol estão à vila colonial, exposição de produtos coloniais e agroindustriais. Nesta 15° edição, a festa apresentará um festival de gastronomia, além do desfile de carros antigos, show de balonismo e degustação de vinhos.

A programação contará também com shows do Grupo Tholl, Paulino Mocelin, Banda Barbarella, Chiquito e Bordoneio, Zô Scarpon, Banda Nave Som, Dj Lilo Lorandi, além de grupos e artistas da região.

Os visitantes poderão conhecer as soberanas da Feprocol e degustar um tradicional café colonial. O desfile de carros alegóricos também se destaca na programação, o evento ocorrerá às 9h do dia 19 de fevereiro e às 15h do dia 26. 

Ainda no dia 19 de fevereiro, haverá um workshop de agronegócios, bem como a celebração de uma missa em talian, além de uma feira agroindustrial, gincana cultural, reunião regional da Bella Idade, entre outras atividades. 

Link da programação completa: https://turismo.novapadua.rs.gov.br/pagina/feprocol-programacao

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

Para os entusiastas do vinho que desejam conhecer processo de produção e todas as bebidas oferecidas pela Caetano Vicentino, fazer um tour completo pela vinícola é uma boa opção.  

Comece sua jornada pelos 6 hectares de parreirais gerenciados por Valmor Boscato e suas filhas Graziela e Ana. Quem conduzirá a visitação é Graziela Boscato, enóloga da terceira geração da família. Ela tem 40 anos, é graduada em Engenharia Química pela UCS, Enóloga pela IFRS e Sommelier pela FISAR e quase Sommelier pela ABS/RS.

Ela combinou as habilidades e conhecimentos adquiridos na universidade com tudo que aprendeu com seu pai. Assim foram adicionados novos métodos à produção de vinho, melhorando a cada etapa do processo.

Para conduzir a visitação, Graziela recebe os visitantes nas instalações da vinícola e, em seguida, os leva até os vinhedos onde as uvas são cultivadas. Logo, as pessoas têm a oportunidade de apreciar uma variedade de vinhos produzidos na propriedade.

Este tipo de degustação de vinhos imersiva é memorável. Não é só estar no terroir onde o vinho apreciado foi cultivado, estar ao ar livre também proporciona sensações incríveis de bem-estar.

Sem dúvida, é uma experiência muito agradável admirar a paisagem natural e exuberante do Vale do Rio das Antas e sentir o sol no rosto ou um leve vento enquanto conhece o sistema de condução de vinhos, elaboração, amadurecimento e envelhecimento (barris de Carvalho francês e americano).




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade