Home > Blog

Como é o trabalho do sommelier de vinhos?

05 de setembro de 2023

É quase impossível falar sobre vinho hoje em dia sem que a palavra ‘sommelier’ seja mencionada na conversa. À medida que mais pessoas se interessam por vinhos, o conceito de sommelier não é mais tão estranho.

Embora o papel desse profissional venha com um pouco de status nos dias de hoje, muitas pessoas ainda estão confusas sobre o que esse trabalho realmente envolve. Sim, um sommelier é a pessoa que serve vinho em um restaurante, mas há muito mais do que isso. 

Quanto mais você souber sobre sua função, poderá tirar o máximo proveito de seu conhecimento e experiência na próxima vez que for a um restaurante que ofereça os serviços de um sommelier.

Definição do termo sommelier

A palavra em inglês sommelier tem uma etimologia latina. A palavra latina sagma significa albarda (bolsa que era amarrada a bois, cavalos e outros animais de carga para carregar coisas). As pessoas que supervisionavam esses animais eram conhecidas como sommeliers. E muitas vezes a carga que os animais carregavam era vinho.

Um sommelier é um administrador de vinhos, também conhecido como um especialista em vinhos que geralmente trabalha em um restaurante requintado. Um sommelier deve ter treinamento e formação para se especializar em todos os aspectos relacionados a vinhos, combinações de vinhos, harmonização com alimentos e armazenamento das garrafas.

Veja também: O que faz um enólogo no mundo dos vinhos?

Degustação de vinhos

Nos níveis de estudo para a formação de um sommelier, existem testes cegos de degustação. A expectativa é que os profissionais certificados tenham conhecimento sobre a forma como o vinho interage com nossos sentidos: paladar, visão e olfato. E há diversos termos de degustação de vinhos dedicados a comunicar esse conhecimento.

A capacidade de caracterizar os vinhos através dos sentidos é crucial para elevar essa experiência. Ser um comunicador de vinhos talentoso ajuda os sommeliers a navegar pela carta de vinhos com os clientes. 

Ao tornar a carta de vinhos mais acessível, os sommeliers podem recomendar vinhos de acordo com as preferências dos clientes. Ele também pode sugerir uma harmonização com alimentos específicos. E geralmente dá às pessoas o contexto e as ferramentas para apreciar plenamente seu vinho.

A versão moderna

A versão moderna de um sommelier pode não se limitar a andar pelo restaurante interagindo com os clientes e fazendo buscas na adega. Dependendo do restaurante, ele provavelmente assumirá um papel mais amplo, que pode incluir a criação de uma lista com uma seleção de vinhos.

Além disso, pode treinar funcionários nessa área e trabalhar ao lado de chefs para desenvolver novos pratos que complementem o vinho. O mais importante, antes de tudo, é que um sommelier tenha um profundo conhecimento de vinhos, às vezes também de cerveja e destilados, e de como cada bebida funciona em harmonia com a comida.

Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs

Como se tornar um sommelier de vinhos

Embora qualquer pessoa que trabalhe diretamente com vinho em um restaurante possa se considerar um sommelier, essa profissão requer algum nível de educação formal, treinamento e experiência. 

Então, se você quiser seguir carreira como sommelier, precisará ter um profundo apreço e paixão pelo vinho, além de muita prática para desenvolver seu paladar. Dependendo do nível de conhecimento da pessoa para começar, pode levar meses de estudo para se tornar um sommelier certificado e até anos para chegar a um nível mais avançado.

Função do sommelier

Mas há uma última peça do quebra-cabeça. Depois de escolher a safra certa do vinho e sugerir a comida para combinar, é hora de servi-lo. Um sommelier é pago para aprimorar a experiência do vinho dos clientes. O domínio da teoria e a degustação são aproveitados para esse fim.

Depois de escolher uma garrafa na adega, o sommelier levará à mesa. Lá, ele apresenta o rótulo para que o convidado possa verificar a safra, o vinhedo e o estilo. O sommelier servirá uma dose e, mediante aprovação, servirá uma taça de vinho para cada convidado. Esse é o nível básico do serviço de um sommelier. Ele também deve garantir que os vinhos estejam em perfeito estado para serem servidos, armazenados na temperatura ideal e com a iluminação correta.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade