Home > Blog

Melhor vinho para a passagem de ano

27 de dezembro de 2022

Qual vinho é a melhor escolha para o Réveillon? Ao comemorar o Ano Novo, escolha um vinho festivo que combine com sua comida. Aqui você encontrará recomendações para tornar a sua festa da virada um momento especial. 

Espumante é provavelmente o vinho mais popular para celebrar a chegada de um novo ano. Algumas pessoas preferem beber espumante a noite toda, e outras bebem apenas com aperitivos antes da meia-noite. Não há certo ou errado quando se trata de harmonizar comida e vinho para o Réveillon.

A degustação de um bom vinho, na maioria das vezes, está associada à conexão que existe com o tipo de comida. A seguir, confira algumas dicas de como fazer a melhor combinação com os pratos para a festa da virada. 

Espumante: o vinho mais festivo  

A véspera de Ano Novo é sem dúvida o momento perfeito para abrir uma garrafa de espumante. A vantagem é o fato de ser um vinho versátil que combina com diversos tipos de alimentos, como: 

– Frutos do mar

– Batatas fritas e salgadinhos

– Peixes

– Alimentos fritos

– Algumas sobremesas

Uma ótima opção é o Chardonnay produzido com uvas brancas. Esse será um ótimo começo para a noite e pode facilmente passar de um prato de aperitivos para o jantar. A dica é o Vinho Nobre Branco Seco Caetano Vicentino Chardonnay, elaborado com uvas da Serra Gaúcha.

Você não precisa complicar muito. Se você tem uma garrafa de Chardonnay, pode simplesmente servi-la com batatas fritas. A gordura e o sal combinarão perfeitamente com a acidez e as notas minerais do vinho branco.

Prosecco e Rosés

Muitas pessoas iniciam as festividades do Réveillon servindo canapés ou alguns petiscos. Escolha um vinho que combine com os sabores da comida. Existem muitas opções de vinhos para essa ocasião, além dos espumantes que cortam a gordura dos canapés. 

– Um Prosecco é uma ótima escolha, pois funciona bem com canapés e lanches levemente picantes.

– Um Rosé também é uma excelente opção para harmonizar com peixes, saladas cremosas e frutos do mar.

Uma boa dica é o vinho Ana&Grazi Rosé, que é o mosto flor das uvas Malbec e Tannat, cultivadas no vinhedo da família Boscato em Nova Pádua/RS. É refrescante com boa complexidade e equilíbrio e acompanha carnes leves.

Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs

Frutos do mar

Uma travessa de frutos do mar mistos é um ótimo prato quando você está comemorando o ano novo. Escolha um vinho branco seco de alta qualidade com alta acidez, para acompanhar o seu marisco, sejam mexilhões, ostras ou camarões.

Por que não fazer um divertido e delicioso coquetel de camarão para o seu jantar? Este prato fresco ligeiramente adocicado, combina bem com um vinho branco. O Riesling é uma ótima escolha e a sua alta acidez deve cortar a gordura do molho. 

Carne e Cabernet Sauvignon

Para um bife ou outros pratos de carne vermelha, recomendamos que você escolha um vinho tinto encorpado. Uma harmonização clássica é bife e Cabernet Sauvignon, Syrah ou Merlot. A dica é o vinho Casa Di Neni Merlot. Ele é límpido e brilhante com a cor vermelho-rubi e tem aroma de frutas vermelhas e especiarias.  

Esse tinto aveludado e persistente possui um bom equilíbrio entre a acidez e o álcool. O vinho Casa Di Neni também cai bem com massas e risotos ao molho funghi, ao molho de tomate e pizzas.

Já o caviar é uma iguaria que pode ser servida como entrada ou como aperitivo na passagem de ano. A harmonização clássica para caviar é um espumante fresco e seco.

Comida vegetariana e Sauvignon Blanc

Existem muitas combinações excelentes de vinhos para comidas vegetarianas. Sauvignon Blanc costuma ser uma boa opção de harmonização com pratos vegetarianos, mas depende dos ingredientes, método de cozimento e acompanhamentos. 

Sobremesas

A doçura do vinho combina com muitas sobremesas. Escolha um vinho tinto para sobremesas com chocolate ou doce de leite. Essa também é uma ótima opção para combinar com queijos picantes. Você também pode beber espumante junto com a sobremesa, mas certifique-se de escolher uma variedade doce, caso contrário, sentirá um gosto azedo.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

Próxima de mais uma colheita, a Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Veja também: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade