Home > Blog

Principais características dos vinhos nobres da Serra Gaúcha

19 de abril de 2023

O termo  vinho nobre é comumente usado em degustações profissionais para designar um vinho que atende a certas características específicas. Talvez você já tenho ouvido falar no termo vinho nobre. Mas, se não está familiarizado com esse conceito, neste artigo vamos explicar do que se trata, destacando os vinhos nobres da Serra Gaúcha. 

O que é um vinho nobre?

O vinho nobre pode ser tinto, branco ou rosé, mas sempre deve cumprir a premissa de ter estado no  mínimo 18 meses em um barril de carvalho.

Durante este tempo de envelhecimento (que pode ser mais longo), o recipiente em que ele é guardado deve ter a capacidade máxima de 600 litros e pode ser combinado com o tempo de permanência na garrafa.

Os vinhos nobres da Serra Gaúcha possuem IGP (indicação geográfica protegida) ou DOP (denominação de origem protegida) para informar ao consumidor sobre sua forma de envelhecimento. 

Características mais importantes

Tradicionalmente, os  vinhos nobres caracterizam-se por serem provenientes de  vinhas plantadas em solos com boas características, o que torna a Serra Gaúcha uma região ideal para o desenvolvimento de parreiras. Além dessa particularidade, outros requisitos foram introduzidos ao longo do tempo para que o vinho fosse considerado nobre.

O mesmo aconteceu com a denominação de uva nobre, conceito que permaneceu apenas na parte teórica do mundo do vinho e que tem sido descartado nas degustações. 

Este termo se referia a uma variedade de uvas que eram capazes de produzir um vinho de alta qualidade sem a necessidade de serem misturadas com outras variedades e que, além disso, podiam ser cultivadas em diferentes partes do mundo.

Hoje em dia, um vinho nobre costuma ter entre 15 e 23 graus, o que seria um vinho suave de acordo com as normas europeias em vigor. Esse tipo de vinho costuma ser degustado em uma taça como acompanhamento de petiscos e doces, mas dificilmente como vinho de mesa durante uma refeição.

Qualidade

O conceito de qualidade é extremamente subjetivo, pois nem todo mundo tem o paladar ou a expertise de um sommelier. Uma garrafa do melhor Bordeaux, por exemplo, pode ter um sabor aceitável para o bebedor de vinho habitual, mas não ser aprovada por um bebedor de vinho experiente.

É por isso que a indústria do vinho olha para pessoas de diferentes estilos e gostos para determinar o que é realmente bom e o que não é. Portanto, um vinho que tem as características de nobre sempre terá um bom equilíbrio e complexidade.

Um pouco de história

Antes da Segunda Guerra Mundial, os vinhos nobres eram os mais valorizados do mundo, apresentando uma infinidade de tipos de uvas e de envelhecimento. O passar do tempo fez com que perdessem popularidade, mas os paladares mais experientes continuam a apreciar estes vinhos que representam uma terra e uma cultura.

A Exposição Internacional de Vinhos Nobres

Desde 1998 é realizada na cidade andaluza de Jerez de la Frontera, na Espanha, a Feira Internacional de Vinhos Nobres e Licorosos. Durante três dias, a região acolhe todos aqueles vinhos que passam despercebidos nas feiras de vinhos, porque ficam em segundo plano comparados aos vinhos mais jovens e comerciais. 

Profissionais do setor dos cinco continentes  reúnem-se neste salão internacional para apresentar criações complexas, bem como vinhos centenários perfeitos para degustar suas diferentes nuances.

Certamente, se você puder participar da próxima edição desta feira em 2022, terá uma experiência única e aprenderá tudo sobre vinhos nobres.

Veja também: Conheça as variedades de uvas que existem no mundo

Boa reputação dos vinhos da Serra Gaúcha

O histórico de uma Vinícola da Serra Gaúcha desempenha um papel significativo para determinar se um vinho é bom ou não. Mas, em última análise, quanto mais vinhos excelentes uma vinícola produz, mais altamente reverenciada ela será, até mesmo por refinar seus processos e suas habilidades. Sem dúvida, isso melhora a sua reputação.

A Vinícola Caetano Vicentino possui 6 hectares de parreirais gerenciados por Valmor Boscato e suas filhas Graziela e Ana, que oferecem um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de uma variedade de vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Os vinhos da Vinícola Caetano Vicentino carregam a essência e a magia do vinho da região, além da história, tradição e valores de uma família que tem como legado mais precioso, o amor pela terra, pela uva e pelo vinho.

Venha conhecer!




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade