O terroir da Serra Gaúcha vem conquistado premiações internacionais com os vinhos da Caetano Vicentino. Dessa vez, a vinícola foi agraciada com a medalha de ouro para o vinho o Caetano Vicentino Merlot, safra 2021, no Concurso Vinalies França.
Com 30 anos de tradição, o evento contou com um júri de 120 degustadores de 40 países, que avaliaram vinhos de todo o mundo. O Brasil conquistou 33 medalhas nessa edição que ocorreu em Cannes, entre 28 de fevereiro e 4 de março.
Todos os anos, mais de 3 mil vinhos são avaliados. Neste ano, 806 rótulos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Isso mostra a importância desse concurso no da Organização Internacional do Vinho.
Caetano Vicentino é uma linha de vinhos elaborados a partir das melhores uvas colhidas manualmente do vinhedo, o processo de vinificação potencializa a matéria prima. Caetano Vicentino Merlot foi elaborado com uvas provenientes do vinhedo da família, com colheita manual, na cidade de Nova Pádua, no Rio Grande do Sul.
O amadurecimento do vinho Merlot safra 2021 ocorreu em barricas de carvalho francês de primeiro uso por 12 meses. Trata-se de um vinho límpido, brilhante e cor rubi profunda, com boa acidez, com tanino intenso e macio. O aroma é de frutas negras, compota de ameixa, caramelo, baunilha e levemente balsâmico.
Na boca apresenta boa acidez, lembra chocolate e coco, com tanino intenso e macio. Para harmonizar com esse vinho, o ideal são massas e risotos a base de funghi ou molho vermelho, carne vermelha, queijo maduro como parmesão e gouda.
Na Roma antiga, os Vinalies eram duas celebrações que celebravam a colheita da uva e os melhores vinhos do ano. Há quase 42 anos, os enólogos da França revivem essa tradição selecionando os melhores vinhos e terroirs do mundo todo, por meio de suas expertises no mercado. O concurso é uma fonte confiável de recomendações e referências para qualquer amante de vinhos.
Os vinhos da Caetano Vicentino têm ganhado cada vez mais reconhecimento internacional. A vinícola conquistou vários prêmios em competições ao redor do mundo, o que confirma a qualidade e a sofisticação dos vinhos produzidos.
Esse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação da família Boscato, que combinam tradição e inovação para criar vinhos que encantam paladares. Com uma rica tradição, diversidade de uvas e uma produção cada vez mais refinada, a Caetano Vicentino se consolida na Serra Gaúcha como uma das vinícolas que oferece vinhos finos de alta qualidade que agradam tanto os apreciadores iniciantes quanto os mais experientes.
Localizado na região dos Altos Montes, os vinhedo da família Boscato possuem 6 hectares, sendo equipado com um sistema de irrigação por gotejamento (utilizado nos verões rigorosos). Realizamos verificação de grau brix periodicamente para acompanhar o amadurecimento e o melhor momento para colheita.
Próximo de mais uma colheita, a Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino