A Caetano Vicentino acrescentou mais uma conquista expressiva ao seu portfólio de medalhas pelo reconhecimento de seus vinhos. No Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige, realizado em Mendoza, na Argentina, a vinícola foi agraciada com medalha de ouro para o vinho Ana & Grazi Rosé e medalha de prata para o vinho Ana & Grazi Syrah.
La Mujer Elige é um tradicional concurso formado apenas por mulheres enólogas, sommeliers e especialistas em vinhos e espumantes na comissão de avaliação. Criado em 1996, tem o objetivo de dar a elas mais espaço na indústria vinícola.
Neste evento, as mulheres avaliam desde a categoria de vinhos artesanais até os grandes vinhos finos numa degustação que é totalmente às cegas, isto é, cada jurada é estimulada a decifrar os aromas, sabores e percepções dos vinhos através de seus sentidos, sem saber informações sobre o vinho que está sendo degustado, sem saber sua origem e ainda sem ver o rótulo. Para definir uma nota, vários fatores são considerados, mas acima de tudo, suas qualidades.
Assim, o Concurso La Mujer Elige possibilita a opinião feminina sobre os vinhos. Dessa forma tem marcado uma tendência crescente que é a tomada de decisão por mulheres no mundo do vinho. De acordo com pesquisas no meio acadêmico, foi comprovado que as mulheres têm uma percepção mais afinada do que os homens e dificilmente erram na hora de identificar um vinho bom.
Dezenas de mulheres vindas de diferentes países foram convidadas para este evento, que destacou direitos das mulheres no mundo do vinho. O concurso premiou diferentes tipos de vinhos de vários países, desde os artesanais até os vinhos de gama alta.
Assim, o Concurso La Mujer Elige de 2024, destaca a participação das mulheres no universo dos vinhos. Mas também a coerência e o conhecimento que as mulheres têm hoje no vinho implicam um grande impacto global.
Saiba mais: Premiações do Concurso La Mujer Elige de 2024
O vinho Ana & Grazi Rosé ganhou nota máxima das avaliadoras, sendo assim, foi agraciado com a medalha de ouro. Graziela é enóloga e Ana, médica, elas cresceram cercadas por vinhedos, compartilhando do mesmo amor do pai e do avô pelo cultivo das uvas e pela elaboração de vinhos.
Ana & Grazi Rosé foi formado pelo mosto flor das uvas Malbec e Tannat, cultivadas no vinhedo da família Boscato na safra de 2022. É um vinho límpido, brilhante de coloração salmão claro com aroma delicado e fino de flores brancas e tutti-frutti. É refrescante com boa complexidade e equilíbrio. Para harmonização com refeições, acompanha petiscos, pizza e carnes leves.
Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs
Produzido com 92% de Syrah e 8% de Chardonnay, ambos da safra de 2023, o vinho Ana & Grazi Syrah teve seu amadurecimento em barricas de carvalho francês. O envelhecimento foi em cave com temperatura controlada por 180 dias.
Límpido, brilhante e de coloração púrpura profunda. De intensidade média, aroma de frutas negras como a amora, pimenta preta, flores e anis estrelando, o vinho Ana & Grazi Syrah possui acidez média, bem como taninos e corpo médio. Na boca, esse vinho lembra as frutas negras, chocolate e baunilha, sendo que o seu final é longo e persistente.
Os alimentos mais indicados para harmonização com o vinho Ana & Grazi Syrah são assados de pernil de cordeiro, churrasco, carne de porco e de aves, assim como massas.
Saiba mais: Lançamento Caetano Vicentino: vinho Ana & Grazi Syrah
Localizado na região dos Altos Montes, os vinhedo da família Boscato possuem 6 hectares, sendo equipado com um sistema de irrigação por gotejamento (utilizado nos verões rigorosos). Realizamos verificação de grau brix periodicamente para acompanhar o amadurecimento e o melhor momento para colheita.
Próximo de mais uma colheita, a Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino