Home > Blog

Como funciona a pisa da uva

21 de maio de 2025

A pisa da uva é uma antiga tradição que ocorre durante a vindima (colheita da uva) e consiste em usar os pés para esmagar os frutos da vinha. A pisada de uvas é exatamente o que o nome sugere: pisar as uvas com os pés descalços. A atividade ocorre em grandes tanques que extraem o suco para iniciar o processo de fermentação.

Parece uma tarefa fácil. Mas a verdade é que exige paciência e dedicação. E, por que não dizer, uma certa técnica. Na verdade, não é feito da mesma forma em todos os lugares. Cada região tem seus próprios costumes, embora haja uma série de regras que devem ser seguidas.

Como dissemos, é uma tradição que caiu em desuso, mas está profundamente enraizada na cultura da Serra Gaúcha. Por isso, em muitos municípios, ainda é mantida como atividade turística. E é por isso que dedicamos estas linhas a ela.

Para começar, a pisa deve ser realizada do centro para as pontas. Isso é feito com a intenção de aproveitar ao máximo a uva, pois assim se obtém pressão suficiente para extrair o mosto sem que ele perca suas propriedades. Além disso, isso proporciona uma fermentação ideal, pois favorece o contato com as leveduras.

Tradição da pisa da uva

É importante ressaltar que essa tradição é realizada descalço, de forma suave, sem peso nos pés, para facilitar a pisa da uva. Embora também possa ser feita com botas de borracha. De qualquer forma, estamos falando de um processo que vem da colheita tradicional da uva, que era a única maneira das aldeias vinícolas produzirem seu vinho.

Um fato curioso relacionado à pisa da uva tem a ver com o ritmo. Os agricultores perceberam que obtinham melhores resultados se pisassem as uvas em um ritmo específico. Portanto, esse processo era acompanhado por música, tornando-se um espetáculo de dança digno de ser assistido.

É uma forma de fazer vinho que desperta o interesse dos amantes do vinho. É uma experiência única, onde você pode sentir a música, a textura das uvas nos pés, o aroma e a agradável sensação do mosto entre os dedos.

A origem da pisa da uva

A pisa da uva remonta a séculos, aos antigos romanos, que usavam o método para extrair o suco da uva. Essa antiga técnica tem suas origens na Roma Antiga. Uma das primeiras representações dessa técnica está em um sarcófago romano do século III. Ela retrata uma cena rural com um grupo de deuses colhendo e pisando uvas em um festival.

A pisa das uvas já foi uma parte fundamental do processo de vinificação. Após um dia agitado de colheita, os vindimadores trabalhavam juntos para esmagar as uvas em grandes tonéis ou cochos, muitas vezes ao som de música para ajudar a manter o ritmo. Essa pisa rítmica liberava o suco das uvas e iniciava o processo de fermentação.

A produção de vinho na atualidade

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem outras formas de produzir vinho de forma mais rápida e com máquinas. Então não há necessidade de pés humanos para fazer vinho. Atualmente, pisar uvas para fazer vinho não é algo comum no Rio Grande do Sul. No entanto, é usado principalmente em eventos e festivais por diversão.

A pisa da uva é apenas uma referência histórica que se mantém para lembrar sempre como tudo começou. Sem dúvida, é o início de algo tão amado quanto o vinho e tudo o que ele abrange.

Afinal, não se pode começar a construir uma casa do telhado para cima, não é? É por isso que as tradições são tão importantes. Elas nos lembram de como tudo começou e de como chegamos onde estamos hoje.

Em muitas regiões vinícolas do Brasil, a pisa da uva é coisa do passado, com exceção dos festivais, onde pisar nas uvas é uma atividade realizada para atrair visitantes. Alguns especialistas argumentam que a ação suave, porém intensa, da prensagem confere ao vinho uma suavidade incomparável.

O processo também permite maior controle sobre a trituração e liberação de taninos e cores, o que dificulta sua reprodução perfeita com máquinas.




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade