Qualidade é o atributo mais importante de um vinho. Ao contrário de outras características que envolvem totalmente a subjetividade do apreciador, o conceito de qualidade é puramente objetivo.
No caso específico da vinificação, a qualidade de um vinho envolve inúmeros fatores relacionados à sua produção: desde o vinhedo até o seu envelhecimento. Embora também sejam relevantes o gosto pessoal, as memórias e emoções que um vinho evoca em quem bebe.
Os amantes dos vinhos da Serra Gaúcha têm uma vantagem significativa: a maioria dos vinhos finos produzidos na região são de boa qualidade. Hoje em dia, é muito difícil encontrar vinhos “ruins”, desde que o consumidor escolha o vinho de uma vinícola reconhecida, como a Caetano Vicentino, por exemplo.
Degustar um vinho é a melhor maneira de conhecer sua qualidade. Vale ressaltar que a degustação é composta por três fases fundamentais baseadas nos sentidos envolvidos: visão, olfato e paladar. O tato também desempenha um papel nessa experiência sensorial, pois a língua o utiliza para fornecer informações sobre a textura e temperatura.
Em geral, os parâmetros de qualidade para vinhos tintos, brancos, doces e espumantes são os seguintes:
Vinhos tintos de qualidade: São exemplares puros, com aromas frutados limpos, sabores definidos e senso de terroir.
Vinhos brancos de qualidade: São vinhos de grande finesse, equilíbrio e elegância. Exemplos limpos e frutados com definição varietal.
Vinhos doces de qualidade: Apesar de serem vinhos de colheita tardia, esses vinhos não devem ser muito doces quando bebidos. É essencial que tenham boa acidez, pois esta é responsável por lhes dar frescor. Caso contrário, será percebido como muito doce e denso no paladar.
Vinhos espumantes de qualidade: Um vinho espumante de qualidade deve apresentar sempre uma efervescência fina (refrescante e agradável, mas não excessiva), com pequenas bolhas em colunas bem definidas e uma espuma persistente.
Existem inúmeros fatores que influenciam a qualidade de um vinho. Entre eles, os mais importantes são:
Matéria-prima: Ultimamente é cada vez mais comum ouvir a frase “o vinho nasce na propriedade”. É verdade que vinhedos equilibrados que produzem frutas saudáveis colhidas no ponto perfeito de maturação são um fator essencial para obter vinhos de qualidade. É simples: sem grandes uvas não há grandes vinhos.
Tecnologia: A viticultura é uma atividade humana que combina o homem, a natureza e a tecnologia. A colheita manual permite uma seleção minuciosa das uvas, aliada a tecnologia de ponta ajuda a valorizar e preservar tudo o que o vinhedo oferece. Portanto o processo de colheita de uma vinícola é de extrema importância na hora de produzir vinhos de altíssima qualidade.
Recipientes: A qualidade do material utilizado na fabricação dos recipientes onde os vinhos fermentam e envelhecem (aço inox, concreto, carvalho, entre outros) também é fundamental para o produto final.
Tempo: O tempo envolvido em sua produção é um fator importante. Um vinho de qualidade precisa de alguns meses de envelhecimento antes de ser lançado no mercado para ganhar elegância, harmonia e redondeza.
Embora o preço do vinho não esteja diretamente relacionado à qualidade, outros fatores estão, como o cuidado com as videiras e as uvas, o tipo de vinificação escolhido, o envelhecimento em barricas novas e como o vinho é armazenado na adega.
O valor do vinho está intimamente relacionado aos ingredientes e ao tempo gasto em sua produção: os vinhos mais caros tendem a ser aqueles que passam longos meses ou até anos em barricas e armazenados na adega. No entanto, não são necessariamente os melhores.
Localizado na região dos Altos Montes, os vinhedo da família Boscato possuem 6 hectares, sendo equipado com um sistema de irrigação por gotejamento (utilizado nos verões rigorosos). Realizamos verificação de grau brix periodicamente para acompanhar o amadurecimento e o melhor momento para colheita.
Próximo de mais uma colheita, a Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino