Home > Blog

Vindima 2025: Caetano Vicentino espera uma ótima safra

14 de janeiro de 2025

A Caetano Vicentino está se preparando para a colheita das uvas cultivadas em seus parreirais! A vindima 2025 promete sabores únicos, para isso, cada detalhe está sendo cuidadosamente observado para garantir a qualidade dos vinhos que chegará a sua mesa.

De tudo o que envolve a elaboração de um bom vinho, a vindima é uma das atividades mais importantes da Serra Gaúcha, proporcionando aos turistas diversas experiências nos parreirais. São muitas as opções para quem busca um passeio regado a vinho, boa gastronomia e cultura nos meses mais quentes do ano.

A vindima é tão importante para a Serra Gaúcha que esta época se torna um evento com muitas festividades nas principais cidades produtoras de vinho.

Na vindima, a paisagem dos vinhedos se transforma, pois surgem cachos de uva viçosos em meio às folhas verdes das videiras. Além disso, um aroma característico toma conta do ar. Sem dúvida, esse é um momento de celebração no meio vitivinícola, atraindo turistas de todo o Brasil.

Como funciona a vindima

vindima 2025

A vindima consiste em recolher as uvas da vinha e transportá-las para a adega, onde é feito o trabalho de desengace dos cachos. Ali são selecionadas as melhores uvas para o esmagamento, fermentação e posterior prensagem para a produção dos primeiros vinhos.

No caso dos tintos, a maceração realiza-se ao longo de toda a fermentação, razão pela qual os vinhos tintos extraem toda a cor das películas e, sobretudo, os taninos das sementes. Já na produção de vinhos brancos e rosés, a maceração geralmente é pré-fermentativa, com duração de um ou dois dias, tempo em que ocorre à sangria para separar o mosto das películas e das sementes. 

Algo muito importante no processo de vindima é a escolha do momento certo para a colheita das uvas. Isso é determinado pelo grau de maturação que os bagos apresentam. A colheita das uvas ocorre entre janeiro e março, momento em que os enólogos tomam decisões cruciais para determinar as características e a qualidade do vinho a ser produzido.

A Caetano Vicentino conta com o trabalho qualificado da Enóloga Graziela Boscato, para determinar o momento ideal para iniciar a vindima, com base no acompanhamento da evolução dos frutos, bem como em um conjunto de análises técnicas, provas e testes que determinarão o ponto ideal de maturação da uva. 

O que se busca principalmente é que elas sejam o mais saudáveis ​​possíveis e que apresentem concentrações ótimas de açúcares, ácidos, taninos e toda uma série de componentes naturais que determinará as características do vinho. Terminada a elaboração e o seu envelhecimento serão obtidas as nuances aromáticas, o seu teor alcoólico, o seu nível de estrutura e corpo, a sua cor, a sua frescura, etc.

Como saber quando é hora da colheita?

Cada tipo de vinho requer um amadurecimento diferente das uvas, e cada tipo de uva amadurece em um ritmo diferente. O segredo é determinar quando ocorre o maior equilíbrio possível entre todos esses componentes para encontrar o vinho perfeito. É aqui que entra em jogo a sabedoria do enólogo e do viticultor.

Cada um oferece o seu conhecimento e experiência para determinar o melhor momento para colher as uvas. O amadurecimento da uva está relacionado ao nível de açúcar, à maturidade da casca e até da semente.

As primeiras análises já foram feitas na Caetano Vicentino, agora a expectativa é grande para uma ótima colheita!

Colheita manual

Na Caetano Vicentino a colheita é manual, ou seja, os cachos são colhidos um a um, à mão, diferente da colheita mecanizada que é realizada através da utilização de máquinas que recolhem os cachos das vinhas.

Primeiro é feita uma seleção nas próprias vinhas, cortando apenas as que se encontram em ótimas condições de maturação. Depois são transportadas com cuidado para não esmagar os bagos. Ao chegarem em perfeitas condições, o processo de vinificação é iniciado. A colheita manual garante um grau de maturação homogêneo em todo o processo. Isso gera vinhos de alta qualidade.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

Se você deseja vivenciar a vindima como nunca antes, conheça a Vinícola Caetano Vicentino. São 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Veja também: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade