O Rio Grande do Sul abriga diversas vinícolas familiares como a Caetano Vicentino, que produz alguns dos melhores vinhos do país. Localizada em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, sua história e tradição profundas se refletem em seus vinhos, já que são feitos com um nível de cuidado e atenção que são mais difíceis de encontrar em vinícolas maiores.
Para explicar o lançamento do vinho Nature, o terceiro da linha Ana & Grazi, é importante dar um mergulho mais profundo nas duas primeiras versões: Rosé e Syrah, que formam essa trilogia. Esses três vinhos foram criados a partir de uma perspectiva única, com o amor de irmãs.
Essa linha carrega o nome das filhas de Valmor Boscato, proprietário da vinícola. O vinho Ana & Grazi Rosé foi formado pelo mosto flor das uvas Malbec e Tannat, cultivadas no vinhedo da família.
Valmor Boscato decidiu abrir uma pequena vinícola com as filhas Ana e Graziela para produzir vinhos especiais e exclusivos, a partir do vinhedo original herdado pelo seu pai Aldo Caetano Boscato.
Graziela é enóloga e Ana, médica, elas cresceram cercadas por vinhedos, compartilhando do mesmo amor do pai e do avô pelo cultivo das uvas e pela elaboração de vinhos. Elas aprenderam a fazer vinhos que fazem parte da sua história e carregam a essência da região do Vale do Rio das Antas.
Ana & Grazi Rosé foi composto por 90% da uva Malbec e 10% da uva Tannat da safra de 2022. O teor alcoólico é de 12,6% vol. É um vinho límpido, brilhante de coloração salmão claro com aroma delicado e fino de flores brancas e tutti-frutti. É refrescante com boa complexidade e equilíbrio. Para harmonização com refeições, acompanha petiscos, pizza e carnes leves.
Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs
Produzido com 92% de Syrah e 8% de Chardonnay, ambos da safra de 2023, o vinho Ana & Grazi Syrah teve seu amadurecimento em barricas de carvalho francês. O envelhecimento foi em cave com temperatura controlada por 180 dias.
Límpido, brilhante e de coloração púrpura profunda. De intensidade média, aroma de frutas negras como a amora, pimenta preta, flores e anis estrelando, o vinho Ana & Grazi Syrah possui acidez média, bem como taninos e corpo médio.
Na boca, esse vinho lembra as frutas negras, chocolate e baunilha, sendo que o seu final é longo e persistente. Os alimentos mais indicados para harmonização com o vinho Ana & Grazi Syrah são assados de pernil de cordeiro, churrasco, carne de porco e de aves. As massas com molho de funghi e queijos amarelos como parmesão também são ótimos acompanhamentos para esse vinho.
Saiba mais: Lançamento Caetano Vicentino: vinho Ana & Grazi Syrah
Agora chegou Ana & Grazi Nature, o mais novo lançamento da linha. Elaborado através do método tradicional (Champenoise), teve o tempo mínimo de 16 meses de autólise. É um vinho espumante natural branco nature composto de 80% da uva Chardonnay e 20% da uva Pinot Noir, safra de 2023. A coloração é amarelo limão/palha, límpido, brilhante, perlage fina e persistente.
De intensidade média, ele possui um aroma fino e delicado de flores brancas, frutas cítricas e certa mineralidade. Ana & Grazi Nature é um espumante com acidez média, um vinho mais denso e cremoso na boca, lembrando a polpa de goiaba e frutas cítricas. Para harmonização, o ideal são peixes, frutos do mar, massa com molho branco e risotos.
Localizado na região dos Altos Montes, os vinhedo da família Boscato possuem 6 hectares, sendo equipado com um sistema de irrigação por gotejamento (utilizado nos verões rigorosos). Realizamos verificação de grau brix periodicamente para acompanhar o amadurecimento e o melhor momento para colheita.
Próximo de mais uma colheita, a Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino