Home > Blog

Diferenças entre vinhos leves, médios e encorpados

07 de novembro de 2024

Na indústria do vinho há uma infinidade de terminologias que muitas pessoas desconhecem. Como apreciador de vinhos da Serra Gaúcha, certamente você está acostumado com os termos: “encorpado”, “corpo médio” ou “vinho leve”. Mas você já parou para pensar o que esses termos significam? O que determina se um vinho é considerado leve, médio ou encorpado? O corpo do vinho determina a sua qualidade?

A seguir, saiba mais sobre as diferenças entre vinhos leves, médios e encorpados.

Vinho encorpado

Quando se trata de descrever o corpo de um vinho, é uma análise sobre a forma como o vinho é sentido na boca, ou seja, sua textura. Embora existam vários fatores que contribuem para o corpo de um vinho, a principal influência é o álcool. 

A razão pela qual o álcool é o principal contribuinte para o corpo de um vinho é porque o álcool é o que dá a ele sua viscosidade. Além disso, é responsável pela sensação que experimentamos quando o saboreamos. A viscosidade define um líquido em termos de quão facilmente ele responde, ou seja, sua espessura. 

À medida que o teor alcoólico de um vinho aumenta, torna-se mais viscoso, ou seja, torna-se mais pesado e, portanto, sente-se mais cheio no paladar. Assim, os vinhos fortemente viscosos são chamados de encorpados e os vinhos de baixa viscosidade são descritos como leves. Os vinhos de baixo teor alcoólico têm uma viscosidade muito baixa; eles são sentidos como aguados e refrescantemente leves na boca.

Geralmente, os vinhos tintos da Serra Gaúcha são mais encorpados do que os brancos; se o vinho é amadurecido em carvalho, dá mais corpo à bebida. Nos vinhos brancos, certas técnicas de vinificação, como deixar o vinho nas suas borras (células de levedura mortas) após a fermentação, também adicionam corpo.

Vinho leve

Os vinhos que contêm menos de 12,5% de álcool são considerados de corpo leve. Geralmente são vinhos brancos delicados, crocantes e refrescantes. O prosecco é um exemplo perfeito de vinho de corpo leve. Eles também têm menos taninos do que os vinhos de corpo médio ou encorpado. Outros exemplos de vinhos leves são: Pinot Noir e Grenache.

Quando as temperaturas estão mais quentes, escolher um vinho leve é ​​o ideal. Dentro deste grupo podemos selecionar os vinhos brancos que oferecem frescura; os espumantes, que são os mais refrescantes pela sensação borbulhante; os vinhos rosés, que se destacam pela versatilidade; e vinhos tintos jovens, especialmente os frutados que podem ser servidos a uma temperatura mais baixa do que o normal.

Além disso, estes tipos de vinhos são perfeitos com pratos mais leves como saladas, peixes ou comida japonesa, bem como com pratos mais substanciais como massas ou arroz, e até com aperitivos.

Vinho médio

Você pode conhecer o corpo de um vinho pelo seu sabor. Se encher o paladar ou adicionar um sabor forte, a sensação será de corpo, o que é completamente diferente de um vinho mais leve, frutado e fresco. Os vinhos de corpo médio são mais complicados de definir, porque outros fatores estão envolvidos. Quando você beber um vinho da Serra Gaúcha, pare um momento para apreciar a sua textura e o seu corpo. Vinhos de corpo médio são difíceis de classificar, porque o corpo do vinho pode variar dependendo da safra. 

Vinhos entre 12,5% e 13,5% são considerados de corpo médio, sendo compostos de mais taninos do que um vinho tinto leve, mas menos do que um vinho tinto encorpado. Taninos é um outro termo que aparece muito no universo do vinho. Os taninos são compostos naturais contidos na uva que contribuem para a estrutura e complexidade do vinho. 

Estes são encontrados nas cascas das uvas e dão aos vinhos uma secura notável. Bons exemplos de vinhos médios são: rosé, pinot grigio e sauvignon blanc. Enquanto a maioria dos vinhos com mais de 13,5% de álcool são geralmente tintos, incluindo shiraz, cabernet e merlot, o chardonnay é um branco que muitas vezes é considerado encorpado.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Veja também: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade