Não existem duas regiões vinícolas iguais, na verdade, pode haver inúmeras diferenças entre dois vinhedos próximos um do outro. Portanto, o que torna cada vinho único é o seu terroir, uma palavra francesa que significa “terra ou solo”. Ele explica por que vinhos da mesma variedade de uva podem ter sabores e aromas completamente diferentes quando produzidos em regiões diferentes.
O terroir confere ao vinho uma identidade única e a expressão do lugar de onde veio. Porém, a noção de terroir vai além do solo, englobando diversos elementos que, juntos, contribuem para a singularidade de um vinho.
O conceito de terroir se refere a um conjunto de fatores ambientais, agrícolas e culturais que influenciam a produção de uvas e, consequentemente, o caráter e a qualidade do vinho. A história e a cultura da região também são consideradas parte do terroir. Tradições vitivinícolas, técnicas passadas de geração em geração e a identidade cultural do lugar influenciam a forma como o vinho é produzido e apreciado.
Na Caetano Vicentino, os cuidados com o vinhedo começam desde a fase do plantio, lida, colheita, seleção das uvas, fermentação, maturação em barricas de carvalho americanas e francesas e envelhecimento em garrafas. As técnicas de produção são pensadas para que o vinho expresse o máximo do terroir onde estão localizados os parreirais da vinícola, na cidade de Nova Pádua, na Serra Gaúcha. O vinhedo é herança do avô Aldo Caetano Boscato para o filho Valmor e as netas Ana e Graziela.
A seguir, saiba qual é a importância do terroir nas vinhas da Caetano Vicentino.
Com invernos rigorosos e prolongados, verões amenos e úmidos, a Serra Gaúcha garante solo fértil e altitude adequada para o cultivo de uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de vinhos finos.
Embora a temperatura seja um fator chave no terroir, o clima também deve ser considerado, uma vez que fatores como a precipitação, a umidade, o vento, a geada, o granizo e a luz solar desempenham um papel importante no desenvolvimento de um vinho. A luz solar é necessária para que as uvas produzam açúcar na medida certa.
A chuva também é vital para o crescimento das vinhas, mas em excesso pode causar problemas como diluir os sabores. Já os ventos fortes podem retardar a maturação da uva, o que não é necessariamente algo ruim, mas um fator que certamente afetará o resultado do vinho de uma forma ou de outra.
O clima de uma região é geralmente determinado pela localização geográfica, embora sub-regiões menores possam experimentar os seus próprios microclimas, o que resulta em vinhos particularmente únicos. Novamente, todos esses são elementos levados em consideração no longo prazo. Ao falar sobre o terroir de um vinho, consideramos o clima em geral, e não em safras específicas.
O tipo de solo em que as vinhas são cultivadas pode ter um efeito profundo no sabor de um vinho, pois ele é responsável pelos nutrientes de que o vinhedo necessita para prosperar. As videiras podem ser cultivadas numa grande variedade de solos, incluindo areia, argila e até rochas, com dezenas de combinações entre eles.
Além dos nutrientes contidos, o solo fornece uma drenagem vital. A cor do solo também afeta sua capacidade de absorver ou refletir o calor do sol.
Todos estes fatores combinam-se para criar uma base distinta a partir da qual as vinhas podem crescer, contribuindo ainda mais para o terroir único de um vinho da Caetano Vicentino.
A localização de um vinhedo envolve mais coisas do que sua posição no mapa. A topografia leva em consideração a inclinação, a altitude e outros elementos que têm um impacto significativo no terroir.
A topografia, incluindo a altitude, inclinação do terreno e orientação das vinhas, também afeta o terroir. Vinhedos localizados em encostas podem ter melhor exposição ao sol e melhor drenagem, influenciando positivamente a qualidade das uvas. A altitude pode moderar a temperatura e prolongar a estação de crescimento, resultando em uvas com maior equilíbrio entre açúcar e acidez.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.