Home > Blog

Posso colocar gelo no vinho?

17 de abril de 2024

Colocar gelo no vinho é uma prática que divide opiniões entre os amantes de vinho. Provavelmente todos nós já fizemos isso em algum momento de nossas vidas. Talvez você não tenha tido tempo para esfriar adequadamente uma garrafa de vinho antes do jantar ou você só deseja beber um vinho mais gelado. 

Então, você adiciona um pouco de gelo ao seu copo e fica pensando: “será que isso é uma gafe?” Saiba que adicionar gelo ao vinho não é pecado.

O que o gelo faz ao vinho

Adicionar gelo ao vinho faz duas coisas: esfria o vinho, mas também pode (eventualmente) diluí-lo. Sem dúvida, adicionar gelo a um copo de vinho pode torná-lo mais refrescante em um dia quente, mas tenha em mente que isso irá diluir as cores, aromas, textura e sabores.

Então, não é indicado colocar gelo em vinhos finos. Idealmente, o vinho deve ser resfriado antes de beber. O controle de temperatura nem sempre é acessível a todos, mas o ideal é manter seu vinho entre 45 a 65 graus Fahrenheit.

Aqui estão alguns pontos a considerar:

Resfriamento rápido: Adicionar gelo ao vinho é uma maneira rápida de resfriá-lo, especialmente se estiver em uma temperatura ambiente mais alta do que o desejado.

Diluição: O gelo derretido dilui o vinho, alterando seu sabor e aroma. Isso pode ser menos desejável para vinhos finos, nos quais a diluição pode comprometer a experiência sensorial.

Aromas e sabores: O resfriamento excessivo pode mascarar os aromas e sabores complexos do vinho, especialmente em vinhos tintos mais encorpados e aromáticos.

Preferência pessoal: Alguns apreciadores de vinho não se importam em colocar gelo em vinhos mais simples ou em situações informais, como em um vinho branco simples ou rosé em um dia quente de verão.

Alternativas: Se preferir manter o vinho frio sem diluí-lo, considere usar um balde de gelo para resfriar a garrafa ou investir em refrigeradores de vinho que mantêm a temperatura ideal sem a necessidade de gelo.

Em quais vinhos posso adicionar gelo?

A maioria dos especialistas concorda que, quando se trata de quais vinhos são mais adequados para adicionar gelo, o Riesling, Sauvignon Blanc e, claro, rose são boas opções, pois retêm alguma acidez quando diluídos.

Todos nós concordamos que não há nada pior do que um copo quente de rose, certo? Mas, a beira da piscina, por exemplo, esse vinho tende a esquentar rapidamente no sol, então adicionar gelo ajuda a melhorar a experiência. Essa tendência está se tornando popular em regiões muito quentes.

O vinho do Porto, com sua alta concentração alcoólica, é outra boa opção para servir com gelo. Não é aceitável colocar gelo no porto vintage. É aceitável, no entanto, e recomendado, colocar gelo nos vinhos do Porto enquanto os toma como aperitivo.

Como adicionar gelo ao vinho corretamente

Embora muitos especialistas não recomendem, se você for adicionar gelo ao vinho, pode fazer algumas coisas para minimizar a diluição (e, portanto, o impacto no sabor). A dica é optar pelo gelo duro, direto do freezer, e não aquele gelo pronto para derreter. Isso dará ao vinho menos diluição. Outra dica é usar frutas congeladas, esse truque também pode funcionar bem, sendo que as uvas são a melhor escolha.

Se o vinho não estiver frio o suficiente, coloque um cubo de gelo no copo, gire-o por 20 segundos, pegue uma colher e retire-o. Assim o vinho ficará muito mais agradável para você aproveitar todo o seu sabor.

Em resumo, colocar gelo no vinho é uma escolha pessoal, ou seja, depende dos gostos e preferências de cada um. Se você não se importa com a diluição e prefere seu vinho mais frio, pode ser uma opção conveniente. No entanto, para vinhos de maior qualidade e complexidade, é recomendável evitar o uso de gelo para preservar seus aromas e sabores originais.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade