A família Boscato traz consigo uma história de muito trabalho e dedicação no cultivo da uva. Assim, Valmor Boscato e as filhas Graziela e Ana, produzem seus vinhos em seu próprio vinhedo. Depois de 45 anos trabalhando na vitivinicultura, Valmor Boscato resolveu mudar sua história e abrir uma pequena vinícola, a Caetano Vicentino.
Para oferecer um produto de excelência, o cuidado começa com a matéria-prima: a uva! Por isso, a Vinícola Caetano Vicentino cultiva excelentes uvas, essenciais para o resultado final de seus produtos. Respeitando as características da região, a família Boscato trabalha com uvas selecionadas.
A vinícola está localizada na cidade de Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com invernos rigorosos e prolongados, verões amenos e úmidos, a região garante solo fértil e altitude adequada para o cultivo de uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de vinhos finos.
A linha de vinhos da Vinícola Caetano Vicentino expressa o máximo potencial das terras da Serra Gaúcha, oferecendo vinhos de grande personalidade e tipicidade única, buscando oferecer o máximo de suas características.
Com produção exclusiva, o principal propósito da vinícola é produzir vinhos diferenciados, elaborados no trato especial com o vinhedo, passando pela seleção das melhores uvas. A colheita é totalmente manual.
Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha, é responsável por 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. A maturação das uvas garante um excelente equilíbrio entre a acidez e a quantidade de açúcar necessária para a produção dos espumantes, o produto mais marcante da região.
Os vinhos da Vinícola Caetano Vicentino têm características varietais marcantes. São vinhos brancos de expressiva leveza e surpreendente frescor. Rosés de qualidade inigualável e tintos expressivos e de personalidade marcante.
A seguir, conheça algumas características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino.
Essa é a uva tinta mais difundida no mundo. Os vinhos elaborados com esta casta são pensados para envelhecer de forma grandiosa. A chave está nos seus taninos, perfeitos para resistir ao passar do tempo e evoluir para nuances complexas.
Uma das mais antigas variedades de uva cultivadas no mundo, a Cabernet Franc tem sido uma coadjuvante subestimada de sua prima mais ousada, a Cabernet Sauvignon. Mas essa uva, que tem personalidade de sobra, chama a atenção por sua estrutura fácil de beber e pela intrigante combinação de sabores frutados, vegetais e terrosos.
A uva Merlot é opulenta e suave ao mesmo tempo. Os seus vinhos são frutados e saborosos. De mãos dadas com sua prima Cabernet Sauvignon, a Merlot dá origem a um dos melhores vinhos do mundo. Juntas, elas formam a equipe perfeita se o que você procura é um ótimo vinho tinto ao estilo Bordeaux.
Uma das poucas uvas com polpa vermelha, Alicante Bouschet é uma uva fina que produz grandes e suculentos vinhos tintos escuros e profundos. Sua origem está no cruzamento entre Grenache e Petit Bouschet.
Dizem que é a uva sedutora. Pode ser por sua cor violeta escura, como a noite, ou por seus aromas intensos. A uva Syrah melhora com o envelhecimento, tornando-se densa e poderosa.
Tannat é uma uva interessante que continua a surpreender pela forma como expressa o terroir de forma tão específica. O local onde é cultivada e como é vinificada muda consideravelmente seu perfil de sabor.
O vinho Malbec é conhecido por sua cor púrpura profunda. As uvas Malbec são pequenas e de cor escura com cascas muito grossas, produzindo um vinho com sabores frutados ricos e níveis médios de taninos.
Arrojada e exuberante, a Touriga Nacional é para quem procura vinhos tintos encorpados. A sua textura é equilibrada e ao passar a língua no céu da boca é possível notar taninos finos e granulados. Para quem gosta de vinhos tintos arrojados, a Touriga Nacional oferece um profundo sabor.
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.