À medida que os vinhos se tornam cada vez mais populares começam a surgir algumas dúvidas. A maioria das questões tendem a ser sobre o vinho em geral, e a resposta para algumas dessas perguntas são mais simples do que você imagina.
Confira agora as respostas para as dúvidas mais comuns sobre vinhos.
Considere o tipo de alimento, se for pesado ou leve, e tente combiná-lo com um vinho de intensidade semelhante. Um rico Chardonnay com Salmão é perfeito! Sushi com Cabernet Sauvignon encorpado, nem tanto.
Os vinhos brancos geralmente mantêm sua forma e expressão facilmente por duas noites. Os tintos, por outro lado, são mais propensos a mudar de estrutura depois de um dia. Se for um vinho jovem, tânico e encorpado, isso pode ser bom, você pode até gostar mais no segundo ou terceiro dia.
Coloque a ponta do saca-rolhas no centro e pressione a rolha para baixo para obter um posicionamento firme antes de girar. Se a rolha quebrar (pode ser apenas uma rolha seca!), ainda há esperança: tente inserir o saca-rolhas novamente e incliná-lo para o lado da garrafa, depois tente encontrar um pedaço bom e sólido ao qual ela se agarre e lentamente, tente novamente.
Uma garrafa equivale a cerca de cinco taças, então pegue o suficiente para que seus convidados possam beber pelo menos duas taças de vinho. (Por exemplo: se tiver 10 convidados, compre quatro garrafas). Em caso de dúvida, é sempre uma boa ideia pegar uma garrafa extra para garantir.
Os taninos são os principais responsáveis por aquele gosto amargo que deixa a boca seca depois de tomar um gole de um vinho super tânico como um Cabernet Sauvignon. Eles vêm principalmente das cascas, sementes, caules e carvalho da uva, e ficam mais fortes quanto mais tempo as cascas ficam em contato com o suco durante a fermentação.
Embora não haja uma regra rígida, os vinhos tintos tendem a ter mais álcool do que os vinhos brancos. Isso também está relacionado ao corpo ou peso do vinho: se você gosta de estilos mais leves, procure vinhos tintos ou brancos com 13% de álcool ou menos. Se você preferir algo mais rico, aumente para 13,5% ou mais. Estilos mais doces têm o menor volume de álcool, geralmente abaixo de 10,5%.
Todos nós sabemos que uma garrafa de vinho contém muitas calorias. Mas você sabe quantos açúcares há em apenas uma taça? Provavelmente não. Geralmente contém 175 ml. Isso significa que uma garrafa de vinho pode conter cerca de três colheres de chá de açúcar, o que representa dois terços da ingestão diária recomendada de açúcar para uma mulher.
A quantidade de açúcar no vinho dependerá principalmente da cor e do estilo, com os tipos mais secos contendo significativamente menos açúcar do que os estilos mais doces, obviamente. O tinto é a melhor opção para quem está de dieta, enquanto os vinhos brancos secos, como Chardonnay ou Riesling, são sua próxima melhor opção. Se você está controlando sua ingestão de açúcar, talvez seja melhor evitar vinhos brancos mais doces.
Um vinho orgânico é, antes de tudo, um vinho feito de uvas cultivadas organicamente. Não são permitidos pesticidas, herbicidas, fungicidas, fertilizantes químicos ou produtos químicos sintéticos de qualquer tipo nas vinhas ou no solo. Regras rígidas regem o processo de vinificação e as condições de armazenamento de todos os vinhos importados e nacionais que adquirem a certificação.
Além disso, os produtores de vinho orgânico geralmente evitam muitas das substâncias químicas usadas para estabilizar os vinhos convencionais. Não existe uva sem enxofre. Não existem vinhos sem enxofre, mas sim vinhos com baixo teor de enxofre ou sem adição de enxofre. O enxofre é um subproduto natural do processo de fermentação.
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Veja também: Conheça os novos vinhos da Caetano Vicentino