Home > Blog

O que é uma variedade no mundo do vinho

18 de janeiro de 2024

Você já deve ter ouvido a palavra “variedade” quando o assunto é vinho. Talvez já tenha se perguntado sobre o que exatamente eles estão falando. Para aumentar seu conhecimento sobre termos do mundo do vinho, vamos esclarecer o que significa isso.

Quando se fala em vinho, o termo variedade se refere ao tipo de uva. Os vinhos são misturas de numerosas variedades de uvas ou de apenas uma variedade, o que chamamos de monovarietal. Algumas variedades únicas comumente encontradas são pinot noir, cabernet sauvignon, zinfandel, chardonnay e pinot gris.

Ao beber um vinho monovarietal, você estará tendo contato direto com as características da uva e do terroir, enquanto uma mistura de diferentes castas é uma combinação personalizada feita pelo enólogo para expressar um estilo regional particular ou uma compilação criativa.

Por exemplo, o vinho Ana&Grazi Rosé foi produzido do mosto flor das uvas Malbec e Tannat, cultivadas no vinhedo da família Boscato em Nova Pádua-RS. Ele é refrescante e possui boa complexidade e equilíbrio.

Vinho Ana&Grazi Rosé

Saiba mais: Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs

Como saber se é um monovarietal

A rotulagem do vinho é confusa, para dizer o mínimo, portanto, pode ser complicado entender. A garrafa geralmente lista a variedade na frente do rótulo, como Tannat , Malbec ou Cabernet Sauvignon, por exemplo.

Caso seja uma mistura de diferentes variedades de uva, o vinho recebe um nome do enólogo ou da propriedade que o produziu. Além disso, as variedades de uva podem ou não estar listadas no verso. 

Variedades únicas e suas porcentagens variadas

Para complicar ainda mais as coisas, saiba que monovarietais nem sempre são 100% daquele tipo de uva. Isso varia de país para país e de região para região, cada um criando suas próprias leis que ditam quantidades mínimas para chamá-lo de monovarietal. 

Nos Estados Unidos, para ser chamado assim, apenas 75% de um vinho deve ter a uva principal. Dessa forma, um chardonnay pode incluir 25% de outras variedades de uva e mesmo assim ainda ser chamado de chardonnay. 

Algumas regiões exigem que as vinícolas sigam regras um pouco mais rígidas, por exemplo: que 90% de um vinho seja produzido com a uva principal, a menos que as uvas sejam comumente misturadas para criar um estilo específico. A União Europeia também é um pouco mais rígida com suas leis, exigindo que um vinho contenha pelo menos 85% de uma determinada variedade para ser rotulado como tal.

Explorando variedades de vinhos

uvas da serra gaúcha
Uvas da Vinícola Caetano Vicentino

Pesquisar monovarietais é uma ótima maneira de realmente conhecer uma uva. Depois de se familiarizar com um determinado perfil, você saberá como selecionar melhor seus vinhos e entender quais características ele agrega.

Para sentir o sabor de um bom vinho, todos os nossos sentidos são usados. Mas o mais importante é o paladar porque permitirá a você definir se a bebida é do seu agrado ou não. As principais sensações percebidas através do vinho são o ácido, o amargo, o doce e o picante.

Bons vinhos apresentam um equilíbrio entre álcool, tanino e acidez que pode ser melhor apreciado se degustado em pequenos goles. A sensação que deixará na boca indicará se você está na presença de uma bebida de qualidade. Os rótulos sempre trazem informações importantes sobre as nuances do vinho, que podem ajudar na escolha do vinho certo, de acordo com a variedade da uva.

Essa é uma maneira de você conhecer as principais características do vinho que vai beber, como a marca, o nome da vinícola, o processo de vinificação, porcentagem de álcool e tipos de uvas utilizadas. No contra-rótulo, você poderá apreciar a história da vinícola, as informações de harmonização e o logotipo com dados de origem.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino

Como escolher o vinho certo? 

Se você não sabe como escolher um bom vinho, para começar, é preciso levar em conta a personalidade do vinho, corpo e sabor. De qualquer forma, uma das coisas que o ajudarão a escolher um bom vinho é confiar nas opiniões de outras pessoas que já experimentaram uma determinada variedade, assim você poderá decidir experimentar ou não.

Por outro lado, especialistas em vinhos poderão aconselhá-lo melhor, com informações especializadas você poderá fazer uma escolha mais assertiva.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade