Home > Blog

Descubra como o barril de carvalho influencia no sabor dos vinhos

26 de dezembro de 2023

Antes do seu vinho preferido ser servido, ele passou por um longo processo, que começa com a colheita cuidadosa das uvas da videira durante a vindima. Depois de selecionadas para a produção, inicia-se uma nova fase em que o enólogo recomenda o tempo de envelhecimento ideal para que os aromas e sabores se desenvolvam antes do engarrafamento. Essa parte do processo ocorre em barricas. 

O que são barricas?

A barrica é um barril de madeira utilizado para envelhecer vinhos. Desde o século XVI, com o surgimento do comércio marítimo, é que começaram a serem utilizados barris de madeira para transportar esta bebida. 

Embora tenhamos superado a necessidade de barris de madeira para armazenar e transportar vinho, os barris de carvalho continuam a ser uma parte fundamental da vinificação moderna. Com o passar dos anos, o aprendizado sobre o vinho aumentou e os especialistas perceberam que esse recipiente, além de servir de transporte, proporcionava textura, aromas e taninos ao vinho.

Que efeitos os barris de carvalho causam no vinho?

Um ponto chave para compreender o importante papel que as barricas têm na vinificação tem a ver com o carvalho, que é o tipo de madeira amplamente utilizada pelas seguintes razões:

– Permite trocas gasosas controladas entre o vinho e o mundo exterior. 

– Possui capacidade à prova d’água.

– É maleável.

Todas estas características fazem com que o carvalho desempenhe um papel importante no fornecimento de aroma, textura, sabor e cor ao vinho.

Aroma

Os barris são intensificadores de aroma. Ao deixa passar o oxigênio se desenvolvem os aromas, que serão mais intensos dependendo do tempo que o vinho permanecer em seu interior. 

Outro fato interessante é que dependendo do tipo de carvalho escolhido, será o perfil aromático do vinho. Claro que isso não é feito ao acaso: os especialistas sabem quais aromas cada tipo de carvalho proporciona e escolhem uma barrica desse material para que sejam acentuados no vinho. 

Barrica de carvalho francês: baunilha, mel, nozes, especiarias doces, ervas.

Barril de carvalho americano: café, fumo, tabaco, cacau, coco. 

Textura

Quando falamos em textura, estamos nos referindo à sensação que o vinho gera ao toque. Mais precisamente, estamos falando sobre o quão pesado ou leve é ​​a sensação quando você toma um gole e o deixa repousar na língua. 

Dependendo da origem do carvalho e do processo de microoxigenação que apresenta, o vinho ganha corpo. Assim, quando se utiliza carvalho americano, o resultado são vinhos robustos, daqueles que enchem a boca com seu ótimo sabor; enquanto o carvalho francês proporciona notas mais sutis e textura sedosa. 

Sabor

O simples contato do vinho com o interior da barrica permite o desenvolvimento de notas de sabor. Claro, isso vai depender de quanto tempo ele durará nas barricas de vinho antes de ser engarrafado. É a partir dos 6 meses que os sabores particulares de cada tipo de carvalho começam a ser percebidos. 

É aqui que entram em ação os taninos, compostos fenólicos presentes na fruta. No caso da uva, eles são encontrados na casca e nas sementes. Você os sente quando detecta:

– Amargura

– Adstringência

– Complexidade

Porém, a madeira também possui taninos próprios, que em contato com o vinho interferem no sabor final. Por outro lado, também afetam o envelhecimento do vinho.

Cor

Embora a cor do vinho dependa do tempo que o líquido permanece em contato com a casca das uvas durante o processo de fermentação, a barrica faz com que esse tom se intensifique porque a madeira reage com as antocianinas, ou seja, os pigmentos vacuolares presentes no vinho.

Que sabores o barril de carvalho acrescenta ao vinho?

Ao contrário da cerveja, o vinho não permite aditivos de sabor. O carvalho, então, poderia ser considerado a forma aceita de manipular o sabor do vinho. Quando um vinho passa algum tempo em barricas de madeira, os sabores do carvalho combinam-se com os seus próprios para criar uma grande variedade de novas nuances.

Os compostos de sabor do carvalho são muito diversos e podem incluir desde frutas secas, açúcar queimado, coco e notas de baunilha. Além disso, a madeira contribui com taninos ao vinho, o que confere ao vinho amargor e adstringência. 

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade