Home > Blog

Água e vinho: por que essa dupla faz tanto sucesso?

13 de dezembro de 2023

Combinar um copo de água com uma taça de vinho é um hábito tradicional que remonta milhares de anos. Ambas as bebidas são ideias tanto para o almoço como para o jantar. Você provavelmente sabe que combinar água e vinho ajuda a neutralizar o desconforto que o consumo de álcool pode causar (principalmente se consumido em excesso).

Além disso, é importante saber que alternar um copo de água para cada copo de vinho ajuda a se sentir melhor na manhã seguinte. Na verdade, um dos principais motivos pelos quais ocorrem os sintomas da ressaca é a desidratação, uma vez que o álcool presente no vinho inibe o hormônio antidiurético. 

Isso faz com que a produção de urina aumente e, nesse processo, perdemos não só água, mas também minerais. Basta lembrar que nosso corpo é composto por 75% de água, um elemento que auxilia no transporte de nutrientes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo médio de água para homens deve ser de 3 litros por dia e para as mulheres 2,5 litros. Esta é, obviamente, uma orientação geral. As necessidades de água dependem do estado de saúde de cada pessoa. 

Da mesma forma, também é importante alertar que privar-nos de água pode gerar problemas metabólicos. Se não for compensada, a perda de água pode levar a problemas de saúde. Portanto, é claro que a água é a chave para garantir o bem-estar não só durante uma refeição acompanhada de vinho, mas também no seu dia a dia.

Boa comida, bom vinho e boa água!

Como já mencionamos, já se foi o tempo em que quem bebia vinho deixava a água de lado. Sabemos que a melhor forma de beber vinhos e destilados é acompanhá-los com uma boa quantidade de água para manter a hidratação. A água é a rainha das bebidas e reivindica o seu lugar à mesa. Mas por que ela também é uma grande aliada na hora da harmonização com vinho?

A água, em termos gerais, não tem um efeito no paladar que desequilibre profundamente as sensações. Quando bebemos vinho, o que procuramos ao bebê-lo é limpar a boca e refrescá-la, principalmente se estivermos comendo alguma comida forte. 

A harmonização entre água, comida e vinho tem alguns segredos e o principal deles é que o vinho atrapalha a nossa percepção dos sabores e também muda com a oxigenação. A água, por outro lado, permanece estável e, portanto, ajuda a manter o equilíbrio. 

Algumas ideias de harmonização

Da mesma forma que nos restaurantes cada prato é complementado com uma sugestão de bebida, também podemos harmonizar a água com o vinho. Existem algumas regras que podem ser utilizadas:

– A água mineral natural possui sabor muito suave, equilibrado e leve. Por isso acompanha bem vinhos frescos e brancos, mas também tintos e rosés leves. 

– Vinhos encorpados ou licorosos combinam bem com água com gás porque limpa a boca. 

– Os espumantes também mudam muito dependendo de como os combinamos. Experimente os seus favoritos com e sem água com gás e veja qual é o melhor. 

Vinhos da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é muito conhecida por sua produção vitivinícola. Essa região tem um clima propício para o cultivo de uvas e produção de vinhos finos. Alguns dos tipos mais encontrados incluem:

Vinhos tintos: A região é conhecida por vinhos tintos robustos e encorpados. Uvas como Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Malbec são cultivadas e utilizadas na produção desses vinhos.

Vinhos brancos: Vinhos brancos frescos e frutados também são produzidos na Serra Gaúcha. Variedades como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling Itálico são comuns.

Espumantes: A Serra Gaúcha é famosa por seus espumantes, muitas vezes comparados aos champanhes franceses. Uvas como Chardonnay e Pinot Noir são frequentemente utilizadas na produção de espumantes.

Vinhos Rosés: Com o aumento da popularidade dos vinhos rosés, algumas vinícolas da Serra Gaúcha começaram a produzir versões dessa variedade.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade