Home > Blog

Curiosidade: saiba quais países bebem mais vinho

10 de outubro de 2023

O vinho é uma das bebidas que você pode encontrar em qualquer parte do planeta, com características diferentes dependendo do local onde foi produzido. Mas qual país consome mais vinho? Onde vivem os maiores consumidores de vinho? O Brasil está neste ranking? Para descobrir a resposta, continue lendo este post!

Países com maior consumo de vinho

Um relatório publicado em abril de 2022 pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), estima que foram produzidos mais de 23 milhões de litros de vinho em 2021.

Após os efeitos da pandemia da Covid-19, os grandes mercados vitivinícolas recuaram depois de registrarem quedas na procura e na produção. Com a retirada das restrições às importações e exportações e ao consumo hoteleiro, o vinho voltou a crescer. 

Segundo o relatório da OIV, os Estados Unidos é o país que mais consome vinho no mundo, com 3.310 milhões de litros em 2021. Porém, a área predominante é a União Europeia, onde se concentra 48% do consumo global com 11,4 bilhões de litros. 

A França segue os Estados Unidos como o segundo país do mundo no ranking, com 2.250 milhões de litros consumidos. A Itália segue de perto, em terceiro lugar, com 2.420 milhões. A Alemanha e o Reino Unido fecham os 5 países com maior consumo de vinho com 1.980 e 1.340 milhões de litros, respectivamente. 

Os 10 países que mais consomem vinho no mundo

1 – Estados Unidos (3.310 milhões de litros)

2 – França (2.520 milhões de litros)

3 – Itália (2.420 milhões de litros)

4 – Alemanha (1.980 milhões de litros)

5 – Reino Unido (1.340 milhões de litros)

6 – Espanha (1.040 milhões de litros)

7 – China (1.050 milhões de litros)

8 – Rússia (1.050 milhões de litros)

9 – Argentina (840 milhões de litros)

10 – Austrália (590 milhões de litros)

Países com maior consumo de vinho por pessoa

Curiosamente, os Estados Unidos passam do primeiro para o décimo oitavo lugar, uma vez que os seus habitantes consomem anualmente 12 litros por pessoa. O país que lidera o ranking é Portugal, com 51 litros por habitante por ano. 

Em geral, Portugal é o décimo primeiro país em consumo. Desta forma, sobe 10 posições na classificação. França e Itália repetem-se como segundo e terceiro na lista de consumo de vinho por pessoa. A Suíça com 35,6 e a Áustria com 30,6 fecham o top 5. 

Quantidade de vinho consumido no Brasil

A quantidade de vinho consumido no Brasil varia de ano para ano e pode ser influenciada por diversos fatores, como a economia, o hábito de consumo da população e a produção de vinho nacional e importado. Em geral, o consumo de vinho tem aumentado no país ao longo dos anos.

De acordo com dados da Wine Inteligence, o número de consumidores de vinhos no Brasil cresceu nos últimos dez anos, atingindo 39 milhões em 2020. No entanto, em termos absolutos, o Brasil ainda consome menos vinho do que países tradicionalmente associados à cultura vinícola, como França, Itália e Espanha.

Serra Gaúcha é a maior produtora de vinho do Brasil

A Serra Gaúcha abriga inúmeras vinícolas, muitas das quais são reconhecidas nacional e internacionalmente pela qualidade de seus vinhos e espumantes. A região oferece um clima propício para o cultivo de uvas, sendo considerada a maior produtora de vinho do Brasil. Foi comprovado que o vinho da Serra Gaúcha é o segundo no mundo com a maior quantidade de resveratrol, poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

A cidade de Bento Gonçalves é considerada a capital brasileira do vinho, sendo um importante centro de produção e enoturismo. A região produz diferentes tipos de vinhos, incluindo tintos, brancos, espumantes e sucos de uva, desempenhando um papel significativo na indústria vitivinícola brasileira.

A produção de vinho na Serra Gaúcha é uma parte fundamental da cultura e da economia local. É também um destino popular para os amantes do vinho que desejam visitar vinícolas, degustar as bebidas e aprender mais sobre o processo de produção.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade