Home > Blog

Dia do Enólogo: celebre com rótulos da Caetano Vicentino

20 de outubro de 2023

De todo o processo de elaboração de um vinho, considerando desde o momento da escolha das castas ao cultivo e até mesmo a sua comercialização, uma das figuras humanas mais influentes na hora de determinar a personalidade do vinho é o enólogo. Dia 22 de outubro é o dia desse profissional que exerce um papel fundamental no processo de vinificação.

Ele é o profissional responsável por supervisionar esse processo produtivo e tomar decisões estratégicas em todas as etapas para chegar ao produto final. Para isso, o enólogo deve basear-se num conjunto de conhecimentos técnicos e nas características que pretende atingir em cada vinho, por exemplo: aromas, cor, equilíbrio, etc.

A seguir, vamos nos aprofundar nessas questões para entender melhor o que é um enólogo, quais são suas funções e a importância de seu trabalho dentro da vinícola.

O que é um enólogo?

Tradicionalmente, o conjunto de tarefas que hoje atribuímos ao enólogo eram desempenhadas por outros tipos de profissionais com alguma formação técnica, por exemplo: químicos, biólogos, agrônomos, farmacêuticos, ou diretamente pelos gestores da vinícola. Mas, ao longo do tempo, a perfeição e o requinte que todo o processo de vinificação alcançou fizeram com que surgisse o enólogo como um perfil específico e eminentemente técnico. 

E não é para menos, pois o enólogo deve conhecer e dominar uma série de disciplinas que atravessam todo o processo de vinificação. Além disso, ter conhecimentos agrícolas, bioquímicos, em química orgânica, física, matemática, genética, aspectos legais do setor, etc. Tudo isto, de forma a estarem preparados na tomada de decisões que afetarão diretamente a qualidade e as características finais do vinho.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino

Quais são as funções do enólogo?

As funções do enólogo são variadas e distribuem-se por todo o processo de vinificação, desde o cultivo das uvas que servirão de matéria-prima, à supervisão do engarrafamento, conservação e comercialização dos vinhos. Entre essas tarefas estão:

– Escolha do terroir e da casta ou castas a serem utilizadas no cultivo das vinhas. Análise das características do terreno e do clima e como isso deve ser utilizado na elaboração do produto final. Conhecimento e escolha de cepas de diferentes uvas, mistura de cepas, etc.

– Manejo e cuidado da videira durante o cultivo. Por exemplo, irrigação, tratamentos, escolha da época, condições e técnicas ideais para a colheita, etc.

– Projeto do armazém, procedimentos de trabalho, seleção de máquinas e equipamentos.

– Enólogos também se envolvem no aspecto de marketing e comercialização dos vinhos, ajudando a criar mensagens de marca, rótulos e participando de eventos relacionados ao vinho.

Gestão e controle de todo o processo de vinificação

O enólogo escolhe os métodos de produção mais adequados e os procedimentos de obtenção do mosto. Além disso, atua no controle de fermentação, fiscalização das condições físicas e ambientais do processo, bem como o cumprimento das normas de higiene, saúde e segurança adequadas.

Ele faz análises físicas, químicas e microbiológicas e também age para o controle de qualidade em todas as etapas do trabalho de viticultura. Outro trabalho importante é a supervisão do engarrafamento e concepção das técnicas de envelhecimento e conservação do vinho. Um enólogo precisa estar sempre atualizado, por isso deve fazer pesquisas sobre inovação do setor para aprimorar as técnicas utilizadas na produção de matérias-primas e na vinificação.

Graziela Boscato, Enóloga da Caetano Vicentino

A Caetano Vicentino conta com o trabalho qualificado da Enóloga Graziela Boscato, filha de Valmor Boscato, criador da vinícola. Numa família onde a tradição de cultivar uvas e fazer vinhos iniciou com seu avô, Aldo Caetano Boscato, Graziela sempre se interessou pela arte do vinho, por isso direcionou sua carreira profissional para essa área.

Ela tem 40 anos de idade, é graduada em Engenharia Química pela UCS, Enóloga pela IFRS e Sommelier pela FISAR e quase Sommelier pela ABS/RS. Graziela Boscato trabalhou durante três anos no Laboratório de Referências Enológicas – LAREN, em seguida, mais quatro anos no Laboratório ENOLAB – Assessoria em Viticultura e Enologia. Depois, trabalhou durante onze anos numa vinícola fraternal executando as análises enológicas e de responsabilidade ambiental. 

Conheça Ana&Grazi Rosé: vinho com amor de irmãs

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Wine Day Altos Montes promove tour na Caetano Vicentino e Terrasul




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade