Está pensando em montar uma adega em casa? Se você não tem muito espaço extra ou talvez um porão escuro e fresco, a dica é ser criativo. Claro, você também tem a opção de investir em uma adega refrigerada para armazenar suas garrafas, que é a maneira mais fácil e prática de ter uma adega.
Mas, se a ideia é montar sua própria adega, mesmo com um orçamento limitado, nós podemos ajudar! Saiba que é preciso seguir algumas regras básicas, independentemente de onde você criar esse espaço.
Simplificando, você precisa de um lugar fresco e escuro com temperatura fria. Além disso, é fundamental manter o vinho longe dos raios solares e das trepidações ou movimento das estruturas que possam vir a ocorrer.
Então, se o objetivo é preservar o máximo possível suas garrafas, o ideal é que elas sejam mantidas deitadas de lado. A seguir, mais algumas dicas!
Se você tem uma casa com porão, esse é o lugar ideal para montar uma adega. Muitos especialistas em vinho preferem uma adega sem refrigeração artificial, abaixo do nível do solo.
Sem dúvida, um porão fresco e escuro é o melhor lugar para manter o vinho a uma temperatura razoavelmente boa durante todo o ano. Mas, talvez você possa querer sua adega em um cômodo com ar-condicionado.
Quando o vinho atinge uma determinada temperatura, pode acelerar o processo de envelhecimento. Se você manter sua casa fria o tempo todo, pode guardar seu vinho em um quarto escuro. Quanto mais frio, melhor.
Portanto, se você conseguir seguir as regras citadas (espaço fresco, garrafas deitadas, pouco movimento), você pode armazenar seus vinhos em qualquer lugar.
Não é preciso comprar móveis planejados, você pode usar o que tem em casa. Mas, se você não tem nenhum sobrando, procure nas lojas. A dica é medir o espaço projetado para a sua adega e comprar um móvel que se encaixe.
Além disso, saiba que algumas lojas vendem apenas o acessório necessário, que são os compartimentos onde os vinhos serão armazenados.
Essas prateleiras podem ser de madeira ou metal. Ao manter sua casa em uma boa temperatura e o vinho longe da luz solar, você pode armazená-lo em uma prateleira pequena, mas isso depende de seus objetivos de longo prazo.
Outra opção é empilhar blocos de concreto e colocar os vinhos dentro. Certamente, essa alternativa é mais econômica. É importante lembrar que nem todo o vinho precisa ser armazenado. Há muitos vinhos que você quer beber frescos. Tem pessoas que gostam de vinhos jovens e não com 5 ou 10 anos de envelhecimento.
Paredes de concreto são ótimas para adegas, certo? Não, infelizmente, as paredes de concreto fornecem um isolamento terrível. Dada a sua natureza porosa, o concreto não faz um bom trabalho em manter a umidade fora da adega.
Se você pretende manter sua adega em um cômodo com paredes de concreto, precisará colocar uma camada de poli revestimento e, em seguida, um isolamento de espuma rígida para criar uma barreira contra umidade e assim garantir um isolamento adequado.
Você já percebeu a diferença de tamanho entre as garrafas de Bordeaux, Cabernet e Pinot? É importante manter essas variações em mente ao escolher um método de armazenamento.
Para a maioria das adegas, o armazenamento individual de garrafas de 750ml ocupará grande parte das prateleiras. Certifique-se de que os tamanhos dos slots sejam largos o suficiente para acomodar as garrafas atuais de grandes formatos.
Se você tiver muitas garrafas de tamanhos diferentes, precisará de um espaço específico para o armazenamento de cada tipo de garrafa. Você também deve considerar outros tipos de garrafas maiores, caso elas constituírem uma parte importante de sua coleção.
Além desse aspecto de armazenamento do vinho, alguns acessórios são indispensáveis como um saca-rolha, corta-gota, um termômetro digital para verificar a temperatura do vinho, uma tampa para a garrafa caso a bebida não seja totalmente ingerida, bem como as taças para beber o vinho.
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino