É quase impossível falar sobre vinhos hoje em dia sem mencionar as palavras “sommelier” ou “enólogo”. À medida que mais pessoas se interessam por vinhos, o conceito de ambos os termos se populariza.
Embora o papel desses profissionais tenha um pouco de status nos dias de hoje, muitas pessoas ainda estão confusas sobre o que o trabalho deles realmente envolve. Sim, um sommelier é a pessoa que serve vinho em um restaurante, mas há muito mais do que isso.
Quanto mais você souber sobre sua função, poderá tirar o máximo proveito de seu conhecimento e experiência na próxima vez que for a um restaurante que ofereça os serviços de um sommelier.
Por outro lado, o enólogo se dedica a estudar os vinhos de forma cientifica. Assim sua função envolve tanto a produção, quanto a colheita das uvas até a formação dos rótulos.
A palavra em inglês sommelier tem uma etimologia latina. Um sommelier é um administrador de vinhos, também conhecido como um especialista em vinhos que geralmente trabalha em um restaurante requintado. Ele deve ter treinamento e formação para se especializar em todos os aspectos relacionados a vinhos, combinações de vinhos, harmonização com alimentos e armazenamento das garrafas.
Nos níveis de estudo para a formação de um sommelier, existem testes cegos de degustação. A expectativa é que os profissionais certificados tenham conhecimento sobre a forma como o vinho interage com nossos sentidos: paladar, visão e olfato. E há diversos termos de degustação de vinhos dedicados a comunicar esse conhecimento.
A capacidade de caracterizar os vinhos através dos sentidos é crucial para elevar essa experiência. Ser um comunicador de vinhos talentoso ajuda os sommeliers a navegar pela carta de vinhos com os clientes.
Ao tornar a carta de vinhos mais acessível, os sommeliers podem recomendar vinhos de acordo com as preferências dos clientes. Ele também pode sugerir uma harmonização com alimentos específicos. E geralmente dá às pessoas o contexto e as ferramentas para apreciar plenamente seu vinho.
A versão moderna de um sommelier pode não se limitar a andar pelo restaurante interagindo com os clientes e fazendo buscas na adega. Dependendo do restaurante, ele provavelmente assumirá um papel mais amplo, que pode incluir a criação de uma lista com uma seleção de vinhos.
Além disso, pode treinar funcionários nessa área e trabalhar ao lado de chefs para desenvolver novos pratos que complementem o vinho. O mais importante, antes de tudo, é que um sommelier tenha um profundo conhecimento de vinhos, às vezes também de cerveja e destilados, e de como cada bebida funciona em harmonia com a comida.
O enólogo é o responsável pelo processo científico (químico e biológico) de vinificação. Utiliza esse conhecimento, mas também a sua experiência para melhorar a qualidade do vinho e garantir que os fatores externos que influenciam na qualidade da videira, como a temperatura, o vento ou as geadas, não afetem negativamente o produto final. O enólogo também responsável pelo desenvolvimento de novos vinhos.
As suas responsabilidades variam muito de uma adega para outra, dependendo do seu tamanho, do tipo de vinhos que produzem e das necessidades específicas de cada instalação. Sem dúvida, o enólogo é uma figura crucial no processo de vinificação.
Além de seu papel na qualidade do produto, sua função está diretamente envolvida na salubridade e autenticidade do produto. Por tudo isto, tem um grande compromisso com os consumidores, mas também responsabilidade nas questões jurídicas.
Um sommelier dá opiniões sobre vinhos aos clientes em linguagem altamente descritiva e muitas vezes tem a tarefa de selecionar a carta de vinhos de um restaurante ou quais devem ser adicionados à seleção disponível. Por outro lado, o trabalho do enólogo é mais técnico e científico, sendo o seu trabalho normalmente realizado em laboratórios ou adegas, desempenhando as funções que acima descrevemos.
A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.
Saiba mais: Diferenças entre vinhos leves, médios e encorpados