Home > Blog

Conheça alguns tipos de uvas para vinhos

07 de março de 2024

O vinho é feito com uvas, mas não as uvas de mesa típicas que você encontra no supermercado. As uvas para vinho têm casca grossa, são pequenas, doces e contêm sementes. Existe mais de mil variedades diferentes.

A escolha do melhor tipo de uva para produzir um vinho depende do estilo de vinho que se pretende criar. Há diversas variedades de uvas, cada uma com características distintas que geram diferentes sabores, aromas e estruturas.

Aqui estão algumas das uvas mais conhecidas e amplamente utilizadas na produção de vinho:

Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon é uma uva vermelha encorpada, originalmente plantada na região de Bordeaux. Hoje, é a variedade de vinho mais popular do mundo! Em seu sabor destacam-se a mistura de cereja preta, groselha preta, especiarias e cedro de carvalho.

Cabernet Sauvignon é um vinho tinto encorpado com taninos arrojados. O sabor final é longo e persistente, impulsionado principalmente pelos níveis mais elevados de álcool. Qualquer vinho tinto com mais de 13,5 % de álcool é considerado um vinho encorpado. 

Esses tipos de vinhos têm sabores mais complexos e uma sensação na boca mais rica. O ideal é harmonizar o Cabernet Sauvignon com carne de cordeiro, carne bovina e queijos firmes como o cheddar.

Syrah

A uva Syrah, também conhecida como Shiraz em algumas regiões, é uma variedade que produz vinhos tintos encorpados e intensos. Os taninos podem ser suaves e aveludados, especialmente em vinhos de regiões mais quentes, ou mais firmes e marcantes em vinhos de regiões mais frias.

Os vinhos produzidos com esse tipo de uva apresentam aromas complexos, com notas de frutas escuras como amora, cassis e ameixa. Também podem ter nuances de especiarias, como pimenta-preta, alcaçuz e canela. As uvas Syrah geralmente possuem uma acidez média a alta, o que ajuda a equilibrar a intensidade dos sabores e contribui para a capacidade de envelhecimento desses vinhos.

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é uma variedade conhecida por produzir vinhos elegantes, delicados e complexos. Esse é um vinho tinto seco de corpo mais leve e sabor de frutas vermelhas.

Os vinhos Pinot Noir normalmente apresentam maior acidez e um final macio, suave e com baixo teor de taninos. Eles podem ser servidos com carne de frango, porco, molhos cremosos e queijos. A cor dos vinhos Pinot Noir tende a ser um vermelho mais claro, muitas vezes translúcido, em comparação com outras uvas tintas.

As uvas Pinot Noir têm uma acidez média a alta, o que confere aos vinhos uma boa estrutura e frescor. A Pinot Noir é uma uva bastante sensível e desafiadora de cultivar, mas quando bem trabalhada, pode produzir vinhos de grande potência e complexidade.

Chardonnay

Chardonnay é um vinho branco seco e encorpado que também surgiu na França. Quando envelhecido em carvalho, o Chardonnay terá notas picantes. Os vinhos sem carvalho são mais leves com sabores de maçã e cítricos. Chardonnay é a uva branca da Borgonha. Sirva esse vinho com lagosta, camarão, frango, porco, molhos e queijos macios.

Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc é uma uva branca seca que produz um vinho branco de corpo leve a médio e levemente azedo, tipicamente com sabores de frutas “verdes”.

O sabor é agressivamente cítrico e sempre tem uma qualidade herbácea (erva, hortelã, pimentão). O corpo de um vinho refere-se à sua sensação na boca, sendo que vinhos de corpo leve são menos viscosos que vinhos encorpados. 

Por fim, saiba que há diversos elementos diferentes que podem afetar o produto final como o clima, o solo e variados métodos de processamento. Cada uva produz vinhos com características únicas e distintas.

É importante ressaltar que as características dos vinhos podem variar de acordo com o local de cultivo das uvas, conforme práticas de vinificação e estilo de produção do vinho em questão.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

Para os entusiastas do vinho que procuram sentir a paisagem, o processo de produção e todas as bebidas oferecidas pela Caetano Vicentino, fazer um tour completo pela vinícola é uma boa opção.  

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade