Home > Blog

Conheça as principais uvas produzidas na Serra Gaúcha

06 de dezembro de 2023

O  Rio Grande do Sul produz mais de 870 mil toneladas de uva por ano, sendo o maior produtor de uvas finas do Brasil. Localizada no nordeste do estado, a Serra Gaúcha se destaca pela qualidade dos vinhos que produz.

As condições geo-climáticas da região são ideais para o desenvolvimento de vinhedos. Embora as chuvas sejam excessivas em épocas que antecedem a colheita (período fundamental para a manutenção das uvas), quando as chuvas diminuem surgem grandes safras.

Mas na hora de escolher uma boa garrafa com rótulo gaúcho, você sabe quais uvas dão origem aos melhores vinhos? As uvas para vinho são menores, mais doces e têm cascas mais grossas do que as uvas de mesa que você encontra no supermercado. Essas qualidades dão a elas sabores mais concentrados e acidez mais alta, o que leva a vinhos deliciosos. 

Existem mais de 100.000 variedades de uvas para vinho cultivadas em todo o mundo, mas apenas algumas são usadas para fazer a maioria dos vinhos que bebemos. Neste post você vai conhecer algumas das principais uvas produzidas na Serra Gaúcha.

Chardonnay

Cultivada na Serra Gaúcha, a Chardonnay é a uva branca mais popular em todo o mundo, em parte porque pode amadurecer em quase qualquer lugar. Essa é uma uva bastante branda de boa fermentação e/ou envelhecimento em barricas de carvalho. Pelo fato de amadurecer rápido, a Chardonnay pode ser colhida antes das chuvas. Ela é muito usada na produção de espumantes.

Pinot Noir

Juntamente com a Chardonnay, a Pinot Noir é o principal componente de muitos champanhes e outros vinhos espumantes. As uvas Pinot Noir, nativas da Borgonha na França, fazem um vinho delicioso que pode ser misturado com uvas Chardonnay para fazer champanhe. 

Essas uvas são chamadas de “pine black” em francês por sua cor azul escura que é quase preta na sombra. Além disso, são sensíveis e de casca fina, produzindo vinhos de corpo médio com baixo teor de tanino. 

Porém, são difíceis de crescer, sendo que a tendência é formar cachos compactados que podem apodrecer na videira, por isso requer uma gestão ativa e colheita na maturação exata.

As uvas Pinot Noir são sensíveis à geada e à luz solar excessiva. Além disso, essas videiras de baixo rendimento fornecem menos uvas em um campo do que outras uvas. Ainda assim, os vinhos resultantes valem o desafio.

A Pinot Noir é quase sempre engarrafada como um vinho varietal puro e não misturado. A uva é excepcionalmente específica do local e da safra. Dadas essas grandes diferenças de estilo e terroir, as Pinot Noirs geralmente formam vinhos leves a médios.

Merlot

A Merlot é a uva para vinho mais popular da França, sendo extremamente conhecida em todo o mundo. Trata-se de uma uva tão escura que parece preta, sendo o ingrediente principal de muitos blends tintos, especialmente quando misturados com as uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

O sabor dos vinhos que produzem varia de acordo com o clima em que são cultivadas. A uva Merlot produz um vinho tinto encorpado e seco.

Esta uva de casca grossa amadurece cedo, uma bênção para os produtores do Vale dos Vinhedos que temem as chuvas. Merlot é responsável por grandes quantidades de vinhos tintos da Serra Gaúcha.

Cabernet Sauvignon

A uva vinífera mais plantada no mundo é encontrada facilmente em todo o território gaúcho, a Cabernet Sauvignon é um cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, ambas originárias da região de Bordeaux, na França.

A uva Cabernet Sauvignon é fácil de cultivar! De casca grossa, ela cresce na videira e amadurece tardiamente, evitando o risco de uma geada em um clima mais frio. Esta uva é extremamente rica em taninos. 

Riesling

Esta uva alemã de cor clara é considerada a melhor uva para vinho branco do mundo. A Riesling chegou à Serra Gaúcha em meados dos anos 1970. Essas uvas formam vinho de corpo leve, secos e com alta acidez. As qualidades delicadas da uva Riesling a torna extremamente sensível às diferenças de sabor entre as regiões de cultivo. 

Quando cultivadas em climas frios, os vinhos brancos têm um sabor azedo semelhante a maçã. As principais características da Riesling da Serra Gaúcha é o baixo teor alcoólico e aromas florais e frutados, principalmente em vinhos brancos.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Saiba mais: Características das uvas produzidas na Vinícola Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade