Home > Blog

Como definir o vinho nobre da Serra Gaúcha

23 de junho de 2023

A região da Serra Gaúcha é conhecida por cultivar diversas variedades de uvas, como a Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Malbec, entre outras. Cada variedade tem características distintas que influenciam o perfil do vinho.

Existem duas grandes famílias de vinhos, uma é composta por vinhos de mesa (vinho branco, tinto, rosé e até espumante), e a outra é o chamado vinho nobre.

O vinho nobre é aquele que apresenta grande qualidade e capacidade de evolução. Ele é proveniente de vinhas de alta qualidade que lhe conferem uma nova dimensão de complexidade e personalidade.

Características do Vinho Nobre

O termo vinho nobre evoluiu ao longo do tempo, por isso os especialistas acrescentaram considerações que permitem que esse tipo de vinho seja classificado como tal. Portanto, conhecer um pouco sobre suas características fundamentais pode nos ajudar a identificá-lo com mais facilidade.

A seguir, confira algumas das principais características do vinho nobre.

  • O vinho nobre da Serra Gaúcha caracteriza-se por ser proveniente de vinhas que foram plantadas em bons terrenos.
  • De acordo com a legislação brasileira, a graduação deve ser de 14,1 a 16 graus alcoólicos naturais.
  • O vinho nobre nunca deve ser tratado como um vinho de mesa para acompanhar uma refeição completa, pois são tão requintados que devem ser apreciados preferencialmente sozinhos.
  • Tem uma boa relação custo-benefício, pois podemos encontrar no mercado vinhos nobres a preços razoáveis apresentando uma boa qualidade.
  • Os vinhos nobres podem ser tintos, brancos e rosés.
  • Estão catalogados como vinhos nobres aqueles que indicam como foi o seu envelhecimento de forma específica.

Veja também: Tudo sobre harmonização de vinhos e queijos

O que é uma uva nobre e por que é importante conhecê-la?

As uvas nobres são um termo usado para descrever as variedade de uvas reconhecidas pela geração de um vinho de alta qualidade. 

O conhecimento das características de cada casta nobre ajuda o provador a estabelecer uma relação pessoal com a uva e o vinho. Saber como se comporta a vinha, ajuda a determinar o potencial de uma safra (desde que se observe as condições climáticas durante a estação de crescimento).

Existem apenas 7 uvas nobres. Para os vinhos brancos, são Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling. Vinhos tintos: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Syrah. 

À medida que expande as plantações de vinhedos, vemos um crescimento na lista de uvas para além dessas 7 variedades nobres originais. 

Características dos vinhos da Serra Gaúcha

Clima e terroir: O clima da Serra Gaúcha é considerado temperado, com estações bem definidas. Os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos são frios. O terroir da região, com solos ricos em minerais e influência dos ventos vindos das montanhas, contribui para o cultivo de uvas de qualidade.

Vinhos tintos: Os vinhos tintos são bastante populares na Serra Gaúcha. Eles tendem a ser encorpados, com taninos macios e boa estrutura. Os vinhos tintos produzidos na região podem apresentar aromas e sabores de frutas vermelhas maduras.

Vinhos brancos e espumantes: A região também é conhecida por produzir vinhos brancos frescos e aromáticos, assim como espumantes de qualidade. Os vinhos brancos da Serra Gaúcha podem apresentar notas frutadas, além de boa acidez. Os espumantes são reconhecidos pela sua leveza, frescor e borbulhas finas.

Conheça a Vinícola Caetano Vicentino

A Vinícola Caetano Vicentino convida todos a conhecer seus 6 hectares de parreirais em Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com um espaço aconchegante para os visitantes desfrutarem de diferentes vinhos, com uma deliciosa degustação de canapés e queijos, em frente a uma vista privilegiada dos vinhedos.

Veja também: Conheça os novos vinhos da Caetano Vicentino




A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. APRECIE COM MODERAÇÃO. SE BEBER, NÃO DIRIJA.

LGPD - Política de Privacidade